Inatel recebe certificação de excelência em processos de desenvolvimento de software

inatel-avaliacao-mps-2Avaliadora Ana Regina Rocha anuncia certificação em nível FO desenvolvimento de software do Inatel Competence Center (ICC) foi certificado no nível F do MPS.BR (Modelo de Referência para Melhoria de Processo de Software Brasileiro). O modelo avalia as instituições em diversos níveis de excelência. No caso do nível F, conquistado pelo ICC, foram avaliados os processos de gerência de projetos, gerência de requisitos, gerência de configuração, garantia de qualidade, gerência de portfólio de projetos e medição. A implantação do modelo foi orientada pela Sociedade Mineira de Software (Fumsoft).

A certificação ocorreu após duas avaliações consecutivas, com isso, o Instituto é a segunda instituição no Brasil que é certificada em nível F sem precisar de correções no processo de desenvolvimento de software. Geralmente os avaliadores visitam a instituição, avaliam o processo, sugerem correções e retornam após algumas semanas para realizar a avaliação final. No caso do Inatel, ao constatarem que todos os processos já estavam satisfatórios, o processo de avaliação e certificação foi feito em apenas uma visita.

inatel-wamps-2012-2Representantes da Softex (Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro) entregam placa que simboliza a certificação em nível F aos integrantes da equipe de Desenvolvimento de Software do Inatel, Valeska Pivoto Patta, Andréa Pivoto Patta e Ronaldo Sirosse

Equipe de desenvolvimento de software do Inatel Competence Center e avaliadoras do MPS.BRA placa que simboliza a certificação foi entregue aos representantes do ICC, no evento WAMPS 2012, realizado em Campinas no dia 22 de outubro. De acordo com a gerente de projetos do ICC, Andréa Pivoto Patta, a certificação é resultado de um trabalho contínuo de melhoria dos processos. "Sempre identificamos o que podemos melhorar com o objetivo de desenvolver produtos de qualidade para nossos clientes e atender às expectativas do Inatel", ressaltou.

Para o professor Guilherme Marcondes, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do ICC, esse marco confirma e garante um bom resultado final dos pedidos dos clientes. "Somos também vendedores de desenvolvimento de software e os clientes buscam a segurança de que nosso trabalho vai chegar ao final. O que atesta essa segurança é o processo de desenvolvimento que a partir de agora é, comprovadamente, um trabalho de excelência", explica.

O diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, parabenizou a equipe de desenvolvimento de software do Inatel e frisou a importância desta conquista para que o Instituto continue prestando serviços de relevância no mercado de PD&I. "Essa certificação nos colocará em posição ainda mais privilegiada para as nossas ações de PD&I voltadas ao mercado, bem como teremos mais uma competência a transferir aos nossos alunos através dos mecanismos já existentes de interação entre a Graduação e o ICC", disse.