Por mais um ano o Inatel teve grande participação no Futurecom, o maior evento da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da América Latina. Seja com o estande, seja com ex-alunos em grandes empresas e também no Congresso Internacional.
De 12 a 14 de setembro, o Futurecom reuniu as principais empresas do setor das Comunicações e recebeu quase 15 mil visitantes. Durante os três dias de evento, o centro de desenvolvimento de serviços do Inatel, o Inatel Competence Center (ICC) apresentou as soluções que oferece ao mercado nas áreas de desenvolvimento de software, hardware, consultoria, ensaios e calibração de equipamentos, além de capacitação corporativa já realizada em grandes empresas de TIC. A consultora de planejamento de Rede da Vivo, Lilian Vilella, participou de um curso de pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações do Inatel na sede da própria empresa, no Rio de Janeiro, e falou sobre a experiência durante visita à feira. “Superou minha expectativa, foi um divisor de águas na minha carreira. Os professores são muito experientes e com formação exaustiva. Nunca tive em um curso tantos especialistas certificados e com grande experiência ali, em campo”, disse Lilian.
De acordo com o departamento de Desenvolvimento de Negócios do ICC, foram diversas reuniões realizadas com executivos interessados modelo diferenciado de atendimento que a instituição oferece. “A feira é extremamente estratégica para o Inatel. Consolida o ICC como um grande prestador de serviços de PD&I no mercado de telecomunicações. A grande visitação ao estande por parte de nossos parceiros atuais e potenciais e por ex-alunos traz grandes oportunidades para o desenvolvimento de novos negócios”, disse o especialista do ICC, Leandro Guerzoni.
Vários ex-alunos também marcaram presença no estande, como o secretário das Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, e o vice-presidente da Ericsson- Brasil, Eduardo Ricotta. Também estiveram presentes no estande do Inatel, representantes do Projeto Comprador, o secretário geral da International Telecommunication Union, Hamadoum Touré e também o chefe da assessoria internacional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jeferson Nacif.
CONGRESSO
Além da feira, o Inatel esteve bem representado no Congresso Internacional do Futurecom. Vários ex-alunos participaram como palestrantes ou painelistas. No último dia do evento, o professor Antônio Marcos Alberti fez uma palestra como tema "Uso da Tecnologia de Rádio Cognitivo em Apoio ao Plano Nacional de Banda Larga". Em uma sala lotada de interessados no tema, o professor citou as pesquisas realizadas pelo Instituto com esta tecnologia, além do cenário em que ela pode ser empregada, os benefícios, bem como os desafios inerentes.
Professor Antônio Marcos Alberti durante palestra
Para o pró-diretor de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação do Inatel, o professor Carlos Augusto Rocha, a participação de egressos em um evento como o Futurecom mostra o reconhecimento do mercado à formação oferecida pelo Instituto. ”Nossos alunos e ex-alunos são profissionais que respondem bem às exigências do mercado, cada vez mais competitivo e necessitando de engenheiros eficientes”.
Confira outras fotos do Futurecom na galeria de fotos.