Inatel renova acordo com Angola para capacitação profissional e consultoria

O Inatel renovou o protocolo de cooperação com o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) de Angola para capacitação de profissionais angolanos. A assinatura ocorreu durante o Angotic, evento de Tecnologias, Comunicações e Inovações, realizado em Luanda, entre os dias 12 e 14 de junho, com a participação do gerente de projetos do Inatel, Leonardo Maia.

Angola para capacitação profissional e consultoriaDe acordo com Leonardo, agora serão definidos os detalhes dos cursos a serem oferecidos, com a participação de professores do Inatel e também angolanos formados no Brasil. Além da capacitação de profissionais, há a possibilidade de consultoria na área de TV Digital, implantação da rede 5G e empreendedorismo.

A parceria com Angola foi iniciada nos anos 2000, com capacitação, consultoria e o primeiro vestibular internacional do Inatel, quando jovens angolanos vieram estudar engenharia em Santa Rita do Sapucaí, entre eles o atual diretor do Instituto de Telecomunicações de Luanda (Itel), Claudio Gonçalves.

Angola para capacitação profissional e consultoriaA visita do Inatel em Angola contou ainda com reuniões na Embaixada Brasileira em Luanda e com diversas empresas angolanas, além da participação em debates sobre assuntos ligados à TIC, como blockchain, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Cidades Inteligentes, entre outros.