O Inatel agora faz parte do quadro de associados do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Complexo Eletroeletrônico e Tecnologia da Informação (IPD Eletron). O instituto de pesquisa é uma entidade tecnológica setorial, sem fins econômicos, criada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE) com o intuito de promover o desenvolvimento e a inovação tecnológica.
“Com essa nova parceria, o Inatel poderá participar das discussões do IPD Eletron no segmento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação- PD&I e se aproximar de empresas associadas à ABINEE”, explica o coordenador do Núcleo de Gestão Tecnológica e Inovação do Inatel, Sandro Azevedo. A programação de reuniões e eventos promovidos pelo IPD Eletron, com a presença do Inatel, já se inicia neste mês de setembro, com reuniões em São Paulo.
O principal objetivo do IPD-Eletron é contribuir com as políticas públicas estruturadas para as áreas de ciência, tecnologia e inovação; estimular e aprimorar a gestão da inovação nas empresas; ampliar os investimentos em p&d; além de apoiar na captação de recursos à inovação para compartilhamento do risco tecnológico.
Considerado um centro de excelência privado em ensino e pesquisa, o Inatel, localizado em Santa Rita do Sapucaí-MG - costumeiramente denominada de "O Vale da Eletrônica” - se dedica ao ensino e a pesquisa, bem como ao desenvolvimento tecnológico, possui uma equipe de profissionais dedicados à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e à transferência de conhecimento da academia para o mercado, atuando nas áreas de TIC: Internet das Coisas (IoT); Cidades inteligentes; Microeletrônica; Radiofrequência, Eletrônica embarcada; Sistemas de gerenciamento de dispositivos; Aplicações mobile, entre outras.
O Inatel é uma Unidade Embrapii na Área de Sistemas de Comunicação Digital e Radiofrequência, o que poderá contribuir também para a troca de experiências de todo o quadro de associados ao IPD Eletron. Todas as competências e áreas de atuação, do Inatel podem ser consultados no site.