Mais uma vez, o Inatel teve uma participação expressiva no Simpósio Brasileiro de Telecomunicações. Na 33ª edição do evento, realizada de 1 a 3 de setembro, em Juiz de Fora (MG), os pesquisadores da instituição marcaram presença em cinco apresentações técnicas e uma sessão de professores seniores. Além disso, um grupo de alunos ficou entre os cinco primeiros colocados na Competição de Inovação, que contou com a participação de estudantes de graduação e mestrado de todo o país.
Os artigos apresentados, de autoria de professores, alunos de mestrado e outros pesquisadores da instituição, abordaram temas como Antenas, Processamento de Áudio e Voz, Redes (M2M), Comunicações Sem Fio (5G) e Sensoriamento Espectral.
Já a Competição de Inovação foi a novidade deste ano. Os alunos Marcos Henrique Martins Bontempo, Marília Martins Bontempo, Alled Ghazale de Paiva e Alexandre Folquito Jorge Miziarra, todos dos cursos de graduação do Inatel, participaram com o projeto Autonet – A internet dos carros, que consiste em uma rede de comunicações em que carros, ruas, rodovias e semáforos podem "conversar" entre si e, dessa forma, melhorar o tráfego nas vias públicas.
O projeto, orientado pelo professor Carlos Alberto Ynoguti, concorreu com o trabalho de estudantes de várias universidades do país, sendo o Inatel a única instituição particular selecionada para a final. O resultado foi divulgado durante o jantar de encerramento do evento e a equipe do Inatel ficou entre os cinco primeiros colocados (foi divulgado somente o 1º lugar).
Para Marília Martins Bontempo, uma das integrantes da equipe, o resultado foi muito gratificante, uma vez que a maioria dos participantes eram estudantes de mestrado e vinham desenvolvendo pesquisas aprofundadas sobre Cidades Inteligentes, que foi o tema da competição. "Mostramos que é possível fazer isso na graduação, pois o Inatel dá todo suporte para que as nossas pesquisas sejam realizadas e se destaquem", afirmou.
O projeto AutoNet é resultado de dois anos de trabalho, sendo que sua primeira versão foi vencedora na Feira Tecnológica do Inatel – FETIN de 2014. Essa foi a segunda competição externa em que o grupo participou com o projeto. Em maio, o AutoNet foi o vice-campeão da Telit Cup Brasil, disputa promovida pela empresa italiana Telit Wireless Solutions. Segundo Marília, uma nova versão do projeto, mais elaborada, será apresentada na FETIN deste ano, que acontece de 28 a 30 de outubro, no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí.
Homenagem especial
Outro destaque da participação do Inatel no Simpósio SBrT 2015 foi a homenagem feita pela Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT) ao Instituto em virtude da comemoração dos seus 50 anos. O pró-diretor de Pós-graduação e Pesquisa, professor José Marcos Câmara Brito, foi quem representou o Inatel e recebeu uma placa alusiva à data das mãos do vice-presidente de Desenvolvimento e Difusão da SBrT, Cristiano Panazio.
Como parte da homenagem, a instituição contou também com um espaço no evento para realizar uma exposição sobre a sua contribuição para o meio acadêmico científico ao longo dos seus 50 anos.