Inatel se torna Centro de Competência em Profibus

O laboratório especializado na tecnologia é o segundo da América Latina

O Inatel assinou no início do mês de julho, durante o evento Indústria 4.0, o acordo com a Profibus para a criação do Centro de Competência em Profibus (CPPs) no Instituto. O Centro é o segundo da América Latina e concederá suporte tecnológico as empresas e treinamento técnico para profissionais da área por meio da Associação Profibus do Brasil.

O CPPs será instalado inicialmente em um dos laboratórios de Automação já presente na instituição e atenderá alunos do Instituto e fabricantes, dando suporte aos usuários da tecnologia Profibus, serviços especializados no desenvolvimento de produtos, treinamento, certificação de produtos, redes e profissionais.

De acordo com o coordenador dos cursos de automação do Inatel, professor Alexandre Baratella Lugli, essa parceria é um importante passo para os alunos e também para a comunidade Inatel. “O Inatel foi escolhido em reconhecimento ao histórico de excelência ao longo dos seus 50 anos na área de ensino e principalmente pelas avaliações nos cursos de engenharia e tecnologia em automação, que estão entre os melhores do Brasil”, ressaltou.

Inatel Profibus jun2016 3A expectativa é que o Centro inicie suas atividades no primeiro semestre de 2017 durante a Inatel Week of Control and Automation – IWCA, com a realização do 1º treinamento engenheiro PROFINET certificado. “Ter a certificação aqui no Inatel significa que nossos alunos, ex-alunos e qualquer membro da comunidade possam realizar esse treinamento específico na área de redes industriais tendo um benefício muito grande para seu desenvolvimento pessoal e profissional”, disse Baratella. Ainda segundo ele, esse será o primeiro CPPs com condições especais e atividades voltadas aos alunos. “Dentro de nossa parceria conseguimos, acordamos a utilização do laboratório também pelos estudantes do Inatel. Além disso, os nossos alunos terão desconto de 95% do valor total nos cursos, isso é um apoio muito bom para o desenvolvimento da área. ”, finalizou.

“Através da excelência do Inatel poderemos a partir do inicio de 2017 ampliar a oferta de cursos da PI no Brasil, e assim ficar cada vez mais perto dos nossos usuários, algo importante e desafiador em um pais com dimensões continentais. Agradecemos imensamente pelo apoio do Inatel, principalmente o Professor Baratella, e já esperamos ansiosamente a formação dos primeiros cursos de PROFIbus e PROFInet”, disse Robert Gries - Diretor Presidente da Associação PROFIBUS – Brasil

A Profibus, uma associação de automação que define os padrões e normas da tecnologia Profubus e Profinet, tem sede na Alemanha, possuindo 27 escritórios espalhados pelo mundo. Atualmente estão em funcionamento 52 centros que atendem esses escritórios. A regional do Brasil atende toda a América Latina, contando com a colaboração do CPPs de São Carlos para atender todos os usuários, fabricantes e fornecedores.