A primeira instituição de Ensino Superior que teve um curso de Engenharia de Telecomunicações do Brasil foi palco do principal evento científico do país na área em uma edição especial. O 40º Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, o SBrT, foi realizado no Inatel, em Santa Rita do Sapucaí/MG, entre os dias 25 a 28 de setembro, em formato presencial após dois anos de pandemia. O evento reuniu mais de 230 pesquisadores do Brasil e Exterior para apresentação de artigos e plenárias com importantes temas ligados à “Conectividade universal para uma sociedade moderna sustentável”.
Foram apresentados 167 artigos completos e de iniciação científica, sendo 28 artigos de estudantes e pesquisadores do Inatel, além do envolvimento de professores e colaboradores do Instituto nos minicursos oferecidos aos participantes e também na organização geral.
Plenárias
O SBrT 2022 teve três plenárias com pesquisadores de renome internacional, como o professor titular e chefe do Laboratório de Pesquisa em Comunicações da Technische Universität Ilmenau na Alemanha, Martin Haardt.
A evolução do Wi-Fi no mundo foi tema da plenária do editor técnico do IEEE e engenheiro de sistemas sem fio no grupo Reality Labs de Meta Platforms, Cláudio da Silva. O engenheiro falou das pesquisas do comitê de padrões de rede IEEE 802.11., que atua com estudos, padrões e evoluções do Wi-Fi, e explicou que as tecnologias Wireless passam por uma constante transformação com foco em menor latência e interferência, com maior alcance, eficiência e velocidade.
Já para as redes móveis de 6ª geração, que proporcionará conectividade em qualquer lugar, a todo momento, a pesquisadora Ana Isabel Pérez-Neira, professora da Universidade Politécnica da Catalunha e membro do Centro de Pesquisa da Catalunha, uma das maiores especialistas em redes satelitais, falou sobre como integrar essas redes com o 6G em três dimensões para atingir os requisitos de desempenho e também suportar os casos de uso que vão surgir.
Segurança Cibernética
Para o encerramento do Simpósio foi realizado o painel "Os problemas e Soluções de Segurança Cibernética nas Diferentes Infraestruturas Críticas", que envolve o abastecimento de água, energia, financeiro e de telecomunicações para o perfeito funcionamento de uma Nação.
O painel contou com a participação da Lygia Calvino, pós-graduada em Telecomunicações pelo Inatel, responsável pelo gerenciamento do escritório de proteção de dados da Huawei; Sergio Sevileanu, responsável por desenvolvimento de negócios da Siemens com ênfase em conectividade e segurança cibernética, além do diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, e moderação do coordenador-adjunto do Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC), Guilherme Aquino.
Artigos premiados
O trabalho "Equalização Cega de Canais SIMO utilizando Autocodificadores Variacionais" foi escolhido como o melhor Artigo Completo do SBrT 2022, dos autores Sâmya Catta Preta Sena e Claudio José Bordin Jr, da Universidade Federal do ABC.
O trabalho "Performance of Cell-Free Massive MIMO Networks under Rayleigh and Rician fading" foi escolhido como o melhor Artigo de Iniciação Científica, dos autores Thaissa T. R. Ueoka, Daynara D. Souza, Marx M. M. Freitas, André M. Cavalcante e João C. W. A. Costa, da Universidade Federal do Pará – UFPA.
A coordenação geral do Simpósio foi realizada pelo professor do Inatel, Rausley Adriano Amaral de Souza. “Gostaria de agradecer à Sociedade Brasileira de Telecomunicações – SBrT pela confiança depositada no Inatel para executar esse trabalho tão importante e a realização desse simpósio que é histórico, comemorando os 40 anos do evento. Gostaria de agradecer aos autores dos artigos, ao Inatel e a Finatel pela disponibilização dos recursos físicos, financeiros e de recursos humanos. Registro também meu agradecimento ao comitê organizador, ao comitê técnico e a todas as pessoas que foram envolvidas para que este evento pudesse ocorrer”.
O presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicações, Cristiano Magalhães Panazio, recebeu da Finatel e do Inatel uma placa comemorativa aos 40 anos do Simpósio. “Muito obrigado por nos acolherem e serem tão gentis. Foi uma experiência inesquecível, tivemos um Simpósio de excelente nível e muito prazeroso. Essa parceria foi maravilhosa”.
“É um orgulho muito grande para o Inatel receber agentes tão importantes das telecomunicações em nossa instituição, no momento em que as telecomunicações se mostram como uma das áreas mais importantes e promissoras para todas as verticais da economia brasileira e mundial. Acredito que nos próximos anos, com tudo aquilo que foi discutido nessa semana, teremos a possibilidade de colher bons frutos e ter boas oportunidades para a comunidade de telecomunicações”, afirmou o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins.
O SBrT teve apoio e patrocínio do CxSC – Centro de Segurança Cibernética do Inatel, Huawei, Rohde&Schwarz, Keysight, Day Dream Mídia, Ideal Antenas Profissionais, Anritsu Advancing beyond, SiDi, ESSS, IEEE ComSoc Latin America Region, Fapemig e CAPES.