Inatel visita Centro de Tecnologia Espanhol para aproximar parceria entre dois países

O Inatel e o xGMobile, representados pelo Prof. Luciano Leonel Mendes, estiveram em Barcelona (ES) para conhecer as pesquisas realizadas no Centre Tecnològic de Telecomunicacions de Catalunya (CTTC) - Centro Tecnológico de Telecomunicações da Catalunha, com a intenção de mapear as possibilidades de parceria, estreitar laços, além de fomentar a cooperação entre os centros de pesquisas dos dois países no ambiente de tecnologia e inovação.

Prof. Luciano Leonel Mendes em visita ao CTTC em BarcelonaA partir desse encontro, que ocorreu no dia 04 de março, foi possível identificar pontos de aderência entre as pesquisas conduzidas pelo xGMobile, em território nacional, e os estudos em curso no Centro, localizado na Espanha. 

Segundo o Prof. Luciano Leonel, vários pontos das pesquisas são comuns. “As proximidades variam desde a parte de implementação de redes para testes em condições reais de operação, também em antenas inteligentes e superfícies inteligentes, assim como na integração sem fio com rede ótica e a parte de orquestração, com uso de funções de redes virtualizadas para promover serviços usando as redes 5G e 6G” esclarece o coordenador do Centro brasileiro, xGMobile.

Além da aproximação e possíveis parcerias, o objetivo da visita também foi definir um Webinar promovido pelo Inatel em conjunto com o CTTC, com o apoio do Consulado do Brasil, em Barcelona. Nesse evento serão discutidas as formas de cooperação entre Brasil-Espanha, em torno dos tópicos tecnológicos em estudo nas duas nações.

SOBRE O CTTC

O Centro Tecnológico de Telecomunicações da Catalunha (CTTC) é um centro de investigação sem fins lucrativos, de iniciativa pública e com elevado grau de autofinanciamento, aberto à participação de outros organismos públicos e privados, bem como à parceria com o setor industrial e setores empresariais. A atividade principal do CTTC é a concepção, implementação de projetos de investigação e desenvolvimento, que deverão produzir resultados inovadores em todas as suas fases de desenvolvimento, tanto em termos científicos como de engenharia. 

SOBRE O xGMOBILE

O Inatel foi selecionado como Centro de Competência Embrapii em Tecnologia e Infraestrutura de Conectividade 5G e 6G, denominado xGMobile. O anúncio foi feito pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), no dia 24 de maio, em Brasília. O modelo é inédito no Brasil e o Centro receberá investimentos de R$60 milhões, que serão aplicados em um período de 42 meses em uma série de ações que combinam ampliação e fortalecimento de competência científica e tecnológica em PD&I; formação e capacitação de recursos humanos; associação tecnológica (modelo membership) e atração e criação de startups.