O Inatel e o xGMobile, representados pelo Prof. Luciano Leonel Mendes, estiveram em Barcelona (ES) para conhecer as pesquisas realizadas no Centre Tecnològic de Telecomunicacions de Catalunya (CTTC) - Centro Tecnológico de Telecomunicações da Catalunha, com a intenção de mapear as possibilidades de parceria, estreitar laços, além de fomentar a cooperação entre os centros de pesquisas dos dois países no ambiente de tecnologia e inovação.
A partir desse encontro, que ocorreu no dia 04 de março, foi possível identificar pontos de aderência entre as pesquisas conduzidas pelo xGMobile, em território nacional, e os estudos em curso no Centro, localizado na Espanha.
Segundo o Prof. Luciano Leonel, vários pontos das pesquisas são comuns. “As proximidades variam desde a parte de implementação de redes para testes em condições reais de operação, também em antenas inteligentes e superfícies inteligentes, assim como na integração sem fio com rede ótica e a parte de orquestração, com uso de funções de redes virtualizadas para promover serviços usando as redes 5G e 6G” esclarece o coordenador do Centro brasileiro, xGMobile.
Além da aproximação e possíveis parcerias, o objetivo da visita também foi definir um Webinar promovido pelo Inatel em conjunto com o CTTC, com o apoio do Consulado do Brasil, em Barcelona. Nesse evento serão discutidas as formas de cooperação entre Brasil-Espanha, em torno dos tópicos tecnológicos em estudo nas duas nações.
SOBRE O CTTC
O Centro Tecnológico de Telecomunicações da Catalunha (CTTC) é um centro de investigação sem fins lucrativos, de iniciativa pública e com elevado grau de autofinanciamento, aberto à participação de outros organismos públicos e privados, bem como à parceria com o setor industrial e setores empresariais. A atividade principal do CTTC é a concepção, implementação de projetos de investigação e desenvolvimento, que deverão produzir resultados inovadores em todas as suas fases de desenvolvimento, tanto em termos científicos como de engenharia.
SOBRE O xGMOBILE
O Inatel foi selecionado como Centro de Competência Embrapii em Tecnologia e Infraestrutura de Conectividade 5G e 6G, denominado xGMobile. O anúncio foi feito pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), no dia 24 de maio, em Brasília. O modelo é inédito no Brasil e o Centro receberá investimentos de R$60 milhões, que serão aplicados em um período de 42 meses em uma série de ações que combinam ampliação e fortalecimento de competência científica e tecnológica em PD&I; formação e capacitação de recursos humanos; associação tecnológica (modelo membership) e atração e criação de startups.