As autoridades foram recebidas pelo diretor do Inatel, prof. Wander Wilson Chaves, e pelo presidente da FINATEL, prof. Adonias Costa da Silveira, também coordenador científico do Projeto Especial de Implantação do Pólo.
Os Pólos de Excelência de Minas Gerais contemplam setores estratégicos nos quais o Estado tem liderança ou tradição, vantagens competitivas e massa crítica na geração, difusão e aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos. O objetivo é tornar cada Pólo uma referência nacional e internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação, Capacitação de Recursos Humanos, Prestação de Serviços e Geração de Oportunidades e Negócios.
O Pólo de Excelência em Eletrônica e Telecomunicações é uma plataforma de programas, projetos e iniciativas de base científica e tecnológica alinhados para a organização e o fortalecimento das estruturas de geração e difusão do conhecimento.
Para garantir seu funcionamento, vai contar com um sistema de gestão integrada, atuando em rede, por meio de um Comitê Consultivo, um Comitê Gestor, um Gerente Executivo e um Coordenador Científico.
Em Santa Rita do Sapucaí o Comitê Gestor do Pólo de Excelência em Eletrônica e Telecomunicações é formado por: Inatel, FAI, ETE, Sindvel, Prefeitura Municipal, além da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais - SECTES.