A 33ª edição do Congresso de Iniciação Científica do Inatel, realizada de 9 a 11 de junho, reuniu estudantes de todos os cursos de graduação da instituição em 9 sessões técnicas, em que 49 trabalhos foram apresentados. O evento contou ainda com palestras e minicursos e teve a participação de estudantes externos, da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.
Esta foi a segunda edição do evento no formato online e segundo a coordenadora, professora Karina Mokarzel, o aperfeiçoamento foi resultado do aprendizado com os desafios do primeiro evento online, realizado em 2020. “Tivemos ótimos trabalhos e minicursos muito interessantes, com a participação expressiva dos alunos. Os destaques foram os minicursos ministrados pelas empresas SKA, Riva Investimentos e Instituto Atman Vidya”, ressaltou.
O Incitel é um tradicional evento acadêmico que ocorre desde 1987. Ele tem como objetivo oferecer um ambiente de troca de ideias e experiências a alunos do Ensino Superior nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, visando a formação de novos cientistas nestas áreas.
Na edição deste ano, o congresso teve como tema a indagação do físico-matemático Roger Penrose “A matemática é uma invenção humana ou ela é descoberta pelos humanos?”, que foi tratada na palestra de abertura do evento.