O evento começou com um café da manhã e com atividades de alongamento, conduzidas pelo professor Eduardo Ribeiro. Na sequência, as equipes participaram de atividades esportivas e físicas como natação, futebol, queimada, peteca, cabo de guerra, vôlei, entre outros. As danças de casal e coletiva, que revelaram talentos artísticos, teatrais e musicais, marcaram o fim das tarefas da competição. Ao final da gincana, o grupo Trovão Azul foi declarado campeão.
Durante o evento, o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques destacou a importância da integração. "Hoje aprendemos a construir mais laços de amizade, companheirismo, aprendemos a nos divertir juntos! Além disso, descobrimos novos talentos, esportistas, dançarinos, cantores, atores e, principalmente, percebemos que trabalhar em equipe é essencial para o sucesso de qualquer tarefa que nos propusermos a fazer", disse.
De acordo com a gerente do Centro de Recursos Humanos do Inatel, Ana Maria Pedrozo Viana, o grupo de funcionários do Instituto já é muito integrado, mas a intenção foi promover um dia para comemorar essa união que já existe. "É muito importante reunir as pessoas para se divertirem, para compartilharem momentos que geralmente no dia-a-dia acabam não tendo tempo de vivenciarem. Percebemos que o pessoal aproveitou todas as etapas do evento, ou seja, o antes, com muitos encontros para planejamento, ensaios, treinos, confecção de fantasias; o durante, com todos participando, brincando, curtindo o dia com muita espontaneidade e alegria, e o pós evento, contando os casos, vendo as fotos e os filmes. Enfim, todos confraternizaram e contribuíram para fazer da integração um grande evento", relata.
A analista de sistemas do Inatel Luciane Salgado Arci Marques foi uma das representantes da equipe Trovão Azul e afirma que as atividades da integração estimulam o trabalho em equipe, pois o grupo constatou que unidos são mais fortes do que sozinhos. "Aprendemos que reconhecimento, gratidão, paciência, humildade, saber ouvir, saber esperar, saber falar, confiar, apoiar, ajudar, incentivar e valorizar são características essenciais para o bom êxito do trabalho em equipe", comenta.
O gerente de projetos do Inatel Competence Center (ICC) Heraldo César Teixeira, que integrou a equipe Selva, também acredita que as atividades da integração permitiram que as pessoas exercitassem o trabalho em equipe, pois "as tarefas propostas são atividades não realizáveis com somente uma pessoa".
Após o anúncio da equipe vencedora, a festa continuou. Um churrasco de confraternização se estendeu durante toda a tarde e uma banda formada de improviso por funcionários do Inatel agitou a todos até o início da noite. Para o técnico do Laboratório de Ensaios e Calibração do Inatel Eneias Salles Ribeiro, que participou da banda que embalou a festa, foi ótimo ajudar na animação da confraternização. "A música é uma das melhores maneiras de interação entre as pessoas, ela nos une, nos deixa mais felizes, simplesmente nos transforma", diz.