A novidade deste ano foi a realização de sessões sobre temas ligados às pesquisas desenvolvidas no Inatel. Nelas, os coordenadores desses estudos convidaram pesquisadores estrangeiros para discutir sobre Sensoriamento Espectral, Comunicações Ópticas e Rádio Cognitivo.
Para o prof. Dr. Boaz Nadler, membro do Weizmann Institute of Science de Israel, participar de eventos como o IWT é uma forma importante de compartilhar conhecimentos. Em sua primeira vez no Brasil, o pesquisador apresentou seus estudos sobre Teoria de Matriz Aleatória, a convite do prof. Dayan Guimarães, com quem já mantinha contato para o desenvolvimento de projetos em cooperação.
Os participantes do evento também puderam participar de minicursos e assistir a apresentações técnicas dos artigos submetidos. Na opinião da pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Lisiane Ambiel, o IWT proporcionou o contato e a troca de experiências entre os participantes de uma forma agradável. A analista de sistemas apresentou um trabalho sobre Redes Orientadas a Conteúdos e participou das discussões a respeito do tema Internet do Futuro, no qual está focando seus estudos de mestrado.
Para o professor Carlos Alberto Ynoguti, general chair do IWT, o encontro também foi importante para estreitar relações com outras instituições de ensino e pesquisa do país e do exterior. "Estabelecer relações interinstitucionais nos permitirá avançar mais rápido em nossas pesquisas".
Histórico do IWT
Em 1991 o Inatel, com o objetivo de proporcionar a troca de experiências, informações e idéias entre empresas, engenheiros e pesquisadores brasileiros, criou a Semana de Optoeletrônica (SEMOPTO). Mais tarde, em 1998, o evento passou a ser bianual e internacional e a receber palestrantes estrangeiros, além de especialistas brasileiros. Em 2000, o evento passa a se chamar Semana Internacional das Telecomunicações, e muda de escopo para incluir todas as áreas das Telecomunicações. Finalmente, em 2004, passa a ser denominado de International Workshop on Telecommunications (IWT). Com a colaboração da Unicamp e também do IEEE-MG acontecem as edições de 2007, 2009, 2011 e agora, a de 2013.