Entre os dias 16 a 21 de abril, Santa Rita do Sapucaí recebe os Jogos Universitários Mineiros (JUMs) 2025, evento que retorna à cidade após sete anos. O Inatel será uma das sedes da competição, organizada pela Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME).
O JUMs tem o objetivo fomentar a prática esportiva no meio universitário, promovendo o desenvolvimento das habilidades socioculturais e desportivas dos participantes. Além de estimular a competitividade, o evento oferece uma plataforma para o surgimento de novos talentos nas mais diversas modalidades esportivas.
A cerimônia de abertura do JUMs acontece no dia 16 de abril, às 20h, no Inatel. Já as competições serão realizadas de 17 a 21 de abril, reunindo cerca de 80 atletas do Inatel, com mais de 1.200 competidores de todo o estado de Minas Gerais. A equipe do Inatel vai competir nas seguintes modalidades:
- atletismo (feminino e masculino);
- vôlei (feminino e masculino);
- futsal (feminino e masculino);
- handebol (masculino);
- basquete (masculino);
- natação;
- xadrez;
- tênis de mesa.
Uma celebração junto à competição
Além de ser um evento de destaque no calendário esportivo universitário, o JUMs 2025 tem um significado especial para o Inatel. O coordenador de esportes do Instituto, professor Eduardo Ribeiro, destaca que esta é a segunda vez que a competição acontece no campus, agora em um momento ainda mais simbólico.
“É especial por ser no ano em que o Inatel completa 60 anos. Em 2018, quando fomos sede pela primeira vez, o evento foi um sucesso, com uma recepção muito positiva das universidades e atletas. Agora, esperamos receber cerca de 1.200 competidores de todo o estado e proporcionar mais uma grande experiência esportiva", comenta.
O professor ressalta que, além do alto nível das competições, o evento reforça a importância do esporte na formação dos alunos. “O JUMs promove uma integração única entre estudantes de diversas instituições, unindo universidades públicas e privadas em torno do esporte. Para o Inatel, é uma forma de mostrar como o esporte contribui para a construção do futuro engenheiro, do futuro profissional e, acima de tudo, do ser humano”, completa.
Um nome, uma história, uma homenagem
O troféu do JUMs 2025 homenageia, pela primeira vez, o professor José Rocha de Carvalho, ex-colaborador do Inatel, que atuou por 45 anos na instituição, com contribuições significativas para a infraestrutura esportiva do Instituto. Rocha foi um grande nome do esporte universitário mineiro e o troféu que leva seu nome perpetua sua memória e legado no cenário esportivo acadêmico.
As inscrições para o JUMs 2025 já estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de abril. Todos os detalhes sobre as modalidades, inscrições e regulamentos estão disponíveis no site da FUME.