Laboratório de Engenharia Biomédica do Inatel ganha novos equipamentos

inatel-novos-equipamentos-biomedica-fev-2013As novas aquisições incluem um berço aquecido, uma incubadora neonatal e duas unidades de fototerapiaComo parte dos investimentos voltados para enriquecer o estudo na área de Engenharia Biomédica, o Inatel adquiriu, neste início de semestre, novos aparelhos para o Laboratório de Tecnologias em Equipamentos Médicos. Uma incubadora neonatal, um berço aquecido, duas unidades de fototerapia, dois radiômetros e dois monitores multiparamétricos são as novas aquisições.

Os aparelhos serão utilizados nas aulas de laboratório da disciplina de Equipamentos Médicos I, na qual os alunos do curso de graduação em Engenharia Biomédica usavam, até então, equipamentos emprestados de empresas e instituições parceiras. "Possuir nossos próprios equipamentos nos permite intensificar e diversificar as experiências práticas, proporcionando aos alunos um conhecimento mais aprofundado dos princípios operacionais e construtivos destes equipamentos", avalia o professor da disciplina Marco Túlio Perlato.

Ainda segundo o professor, estão previstas para o decorrer do ano as aquisições de um ventilador multiprocessado, equipamentos para hemodiálise e equipamentos de Raio X. Para a aluna Letícia Lopes de Siqueira, do 7º período do curso, com esses investimentos o Inatel proporciona aos alunos a oportunidade de ter contato com as tecnologias que verão nas empresas, clínicas e hospitais depois de formados, e isso, fará com que eles ingressem no mercado de trabalho com um diferencial.

As novas aquisições e as que ainda serão feitas também estarão disponíveis para os alunos da pós-graduação em Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica do Inatel e para alunos de outros cursos da instituição que estejam desenvolvendo pesquisas na área.

Conquista em dobro

Inatel recebeu a doação de 25 volumes do livro “Manual de Tecnovigilância” da ANVISA Outra conquista importante para os cursos de Engenharia Biomédica do Inatel no início deste ano foi a doação de 25 volumes do livro "Manual de Tecnovigilância: abordagens de vigilância sanitária de produtos para a saúde comercializados no Brasil", publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O livro é bibliografia de referência para as disciplinas de Engenharia Clínica e Tecnologia em Equipamentos Médicos e já está disponível para consulta na Biblioteca do Inatel.