Diversos laboratórios do Inatel receberam novos equipamentos que vão contribuir com a formação dos estudantes a partir deste semestre.
O laboratório de Redes de Computadores do Inatel recebeu equipamentos para estudos de sistemas wireless. Além do investimento, alguns dispositivos foram doados ao Instituto por meio de uma parceria com empresas internacionais de produtos Wi-Fi. O valor dos novos aparelhos é de mais de 50 mil reais. Ao todo, são seis novos roteadores, uma controladora e três aparelhos de gerenciamento que permitem centralizar o controle do sistema corporativo de rede wireless.
No final do ano passado, o Laboratório de Radiofreqüência do Inatel também recebeu novos equipamentos para auxiliar no aprendizado dos alunos. Os investimentos foram realizados em parceria com a empresa Agilent Technologies, que além dos aparelhos também disponibilizou aos alunos diversas licenças de softwares de simulação e projetos de circuitos, dispositivos e sistemas de radiofrequência e microondas, desenvolvidos pela empresa.
"Estes investimentos trarão muitas contribuições na formação dos nossos alunos, preparando-os ainda mais para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento de pesquisas científicas", diz o coordenador do curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel, professor Antônio Alves Ferreira Junior.
Além de equipar alguns laboratórios, o Inatel também criou um novo Laboratório de Telefonia, com a doação de centrais telefônicas e terminais digitais da Leucotron. A estrutura possibilita a integração com o Laboratório de Redes e Comunicações Digitais e a ampliação dos tipos de experimentos práticos realizados e permite aos alunos o estudo e experiências em redes de telefonia convencional e IP. A intenção é a configuração de uma central como sendo pública e a outra privada.