Mercado de trabalho para mulheres em TIC é tema de debate no Inatel

inatel-dia-da-mulher-tic-poliana-abril-2012Evento comemora o Dia Internacional das Mulheres nas TICs

Poliana Lanari, engenheira à frente de uma multinacionalNo dia 26 de abril de 2012 será comemorado o Dia Internacional das Mulheres nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A celebração, marcada para toda última quinta-feira do mês de abril, foi estabelecida pela ITU (International Telecommunication Union), organização ligada à ONU que regulamenta as telecomunicações internacionais.

Para comemorar a data, o Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, promove um evento sobre a participação das mulheres no mercado de TIC. A ex-aluna do Instituto e diretora geral da Spinner do Brasil, Poliana Lanari, ministrará uma palestra a partir das 13h30. Em seguida, haverá um debate com a participação da assessora em gestão de desenvolvimento de Recursos Humanos para as Américas da ITU, Melba Riveira, a gerente de projetos da Hitachi Linear, Vanessa Souza, e a especialista em Sistema Sênior do Inatel, Valeska Marcondes. O evento será no Auditório Aureliano Chaves, no campus do Inatel.

inatel-dia-da-mulher-tic-abril-2012Hoje o número de alunas no Inatel representa 21% do total de estudantes na graduação do Instituto. Estatística representativa, afinal, atualmente são 351 mulheres fazendo cursos ligados à engenharia e tecnologia, 67% do total de ex-alunas em 47 anos de história. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, do Ministério da Educação, o número de alunas matriculadas em cursos de Engenharia no Brasil saltou de 38,2 mil em 2001 para 118,9 mil em 2010, um aumento de 210%, bem acima do crescimento de homens matriculados no mesmo período (140%).

Em entrevista ao Jornal do Inatel, a ex-aluna Poliana Lanari, hoje com 39 anos, relembrou quando entrou no Instituto em 1989. "Eram apenas oito mulheres em uma sala com cem alunos. Seis concluíram o curso". Poliana, mãe de dois filhos adolescentes, teve que vencer barreiras por ser mulher, mas se destacou e conquistou cargos de liderança em importantes empresas multinacionais. "Vi muitas vezes um ar de descrença quando eu entrava em uma reunião técnica e também o ar de surpresa quando eu conseguia discutir de igual para igual".

Mercado de trabalho crescente

Dados de uma pesquisa feita por uma empresa de recrutamento com mais de 200 mil empresas cadastradas mostram o crescimento contínuo da participação de mulheres no mercado de trabalho. De acordo com o estudo, as mulheres já ocupam mais de 48% dos cargos de supervisão, 64% dos postos de coordenação e 24% dos cargos mais elevados das organizações, como presidentes e CEOs.

Na área de Engenharia e Tecnologia, a participação das mulheres é crescente, mas ainda baixa se comparada à área de Humanas. Na área de Engenharia/Indústria, o índice de atuação feminina é de 20,73% (crescimento de 4,41% em relação a 2010/2011) e na área de Tecnologia o índice de mulheres é de 16,60% (crescimento de 4,04% em relação a 2010/2011).

Fonte: Pesquisa da Catho Online destaca o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho – Blog da Catho