O presidente do Instituto Angolano de Comunicações (Inacom), Pedro Mendes de Carvalho, apresentou aos alunos de Angola que estudam no Inatel os investimentos que estão sendo feitos no país africano na área de Tecnologia da Informação e comunicação (TIC). O encontro foi realizado no dia 16 de agosto, no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí.
O investimento na área de TIC é visto pelo governo angolano como essencial para a consolidação da paz no país, que viveu 23 anos de guerra civil. "As tecnologias da informação são fundamentais para a reconstrução do país, para unir os angolanos e melhorar as condições de vida. Famílias que se separaram por causa da guerra hoje se unem através de um telefone", afirmou Pedro Carvalho.
Entre os investimentos, estão a instalação de mais de dez mil quilômetros de fibra óptica, o lançamento de um satélite até 2014 e a negociação de um cabo submarino, para ligar Angola a outros continentes. Para o futuro desses investimentos, a capacitação de profissionais é de extrema importância, segundo o presidente do Inacom. "As expectativas são altas com relação a parceria o Ministério das Comunicações e o Inatel porque um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de Angola é a capacitação e o desenvolvimento de Recursos Humanos, capazes de estar a altura dos imensos desafios que o país possui."
Entre os 30 alunos de Angola que acompanharam a palestra, estava a filha de Pedro Carvalho, Chandala de Carvalho, que chegou neste segundo semestre para estudar no Inatel.