Pela primeira vez, a Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel estará no Futurecom, o maior evento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da América Latina, que ocorre de 2 a 5 de outubro, no Transamerica Expo Center. No estande E70, todo o processo de incentivo à educação empreendedora do Inatel poderá ser conferido com projetos do programa de Ideação e pré-aceleração Crowd Vale da Eletrônica, além de três empresas incubadas e quatro graduadas.
A Incubadora de Empresas do Inatel é a que mais graduou empresas no Estado de Minas Gerais – 62 graduadas e 8 incubadas, que juntas geram cerca de 800 empregos diretos, 1,6 mil indiretos e uma receita superior a R$ 200 milhões por ano. Em 2014, venceu o prêmio como a melhor do país para desenvolvimento local e setorial pela Anprotec – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.
Funcionando dentro do campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, a Incubadora conta com modernos espaços, incluindo o Laboratório de Ideação e um FAB LAB, com impressoras 3D, máquinas de prototipagem, etc. Além do espaço físico e infraestrutura operacional, oferece apoio aos empreendedores, tais como: consultorias especializadas, orientações e capacitações gerenciais, administrativa e técnica. “A Incubadora do Inatel está preparada para receber ideias ainda embrionárias ou pronta para ser incubada, sempre com ações para validar a ideia, serviço e produto com sistemáticas ágeis e ferramentas de desenvolvimento”, afirma o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel, Rogério Abranches da Silva.
O coordenador destaca ainda o programa de pré-aceleração Crowd Vale da Eletrônica, parceria entre o Inatel, Ericsson e Telefonica Open Future. Além das duas startups integrantes do Crowd que estarão no estande da Incubadora, outras três vão participar do Futurecom juntamente com a Ericsson. Entre elas, a Das Coisas, que fez parte da primeira turma de Crowd, em 2016, e atua no desenvolvimento de soluções e dispositivos conectados com foco em cidades inteligentes e utilities.
Confira os projetos que estarão no stand da Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel:
• Smart Light – integrante do Programa de Ideação do Inatel, desenvolve um sistema que automatiza os faróis dos veículos automotores, de fácil instalação e de baixo custo para o cliente. A ideia é de dois alunos de Engenharia do Inatel, que apresentaram o projeto pela primeira vez na Feira Tecnológica do Instituto, no ano passado.
• Ultra Track – integrante do Crowd Vale da Eletrônica, desenvolve soluções de rastreamento de forma ágil. Utiliza tags de rastreamento compactas, com baterias que permitem grande autonomia, monitoradas por um software web e aplicativo que podem ser customizados para atender as necessidades dos clientes.
• B3D e Fábrica 3D – Empresa incubada, criada por aluno de Engenharia de Controle e Automação do Inatel, que fabrica e comercializa impressoras 3D e realiza treinamentos. Presta de serviços de impressão, focados para indústrias de prototipagem, produção em baixa escala e para instituições de ensino.
• Neurobrinq – Empresa incubada, integrante do Crowd Vale da Eletrônica, criou o Parque Multi Sensorial 6D, voltado para a estimulação sensorial, cognitiva e motora de crianças e também para o tratamento do Transtorno do Espectro Autismo (TEA). O parque conta vários dispositivos acionados através da tecnologia da Internet das Coisas - IoT.
• V2Tech – Empresa incubada que trabalha com soluções para aumentar a inteligência, a autonomia e a segurança sobre a gestão de frotas veiculares. Comercializa o Vídeo Rastreador Veicular, sistema de vídeo e telemetria e o Validador Eletrônico, que automatiza venda de passagens dentro do ônibus de modo off-line e atrelado ao GPS.
• ATIVA Soluções – Empresa graduada, desenvolve Soluções M2M e IOT para Telemetria e Gerenciamento Remoto.
• AGTechnologies – Empresa graduada, produz Displays e Módulos de Displays de Cristal Líquido em várias tecnologias, atua no mercado de IoT desenvolvendo soluções e fabricando beacons. Também possui uma unidade de montagem de placas eletrônica para terceiros.
• BEHIVE - Empresa graduada, focada em soluções para redes de transporte de telecomunicações, desenvolvimento de softwares e serviços de engenharia, aplicando inteligência em Sistemas de informação para aumento de performance, atendendo demandas do setor privado (operadoras, provedores de internet e grandes empresas) e setor público.
• FIT Networks – Empresa graduada, certificada pela ISO 9001, preparada para desenvolver e oferecer novos conceitos tecnológicos para empresas de telecomunicações. Em 2013 venceu a competição de startups na FUTURECOM oferecendo o melhor custo x benefício para a entrega de internet banda larga via fibra óptica à casa dos assinantes.