Novos cursos têm destaque no mercado de trabalho

sala_de_aula_300 Os interessados em participar do vestibular de vagas remanescentes para o segundo semestre do Inatel têm até dia 20 para fazer a inscrição no site www.inatel.br/vestibular. No campus do Instituto o prazo termina no dia 23, véspera da prova. A taxa é R$ 30,00.

O Inatel é um centro de excelência em ensino e oferece cursos em diversas áreas ligadas à tecnologia. Além de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação os candidatos podem optar também pelos novos cursos lançados este ano pelo Instituto, Engenharia Biomédica, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Automação e Controle.

As opções de formação superior do Inatel estão em crescente destaque no mercado de trabalho. No Vale da Eletrônica, por exemplo, o setor eletromédico já é uma realidade, com diversas empresas atuando em Santa Rita do Sapucaí. Nesses locais, o engenheiro biomédico pode trabalhar na elaboração de projetos e softwares. Em clínicas e hospitais, o profissional pode ser o responsável pela capacitação e compra de novas tecnologias, instalação de manutenção de equipamentos, treinamento de equipes, além do cuidado com as medidas de controle, segurança e qualidade no ambiente hospitalar.

 

O Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores e o Curso Superior de Tecnologia em Automação e Controle Industrial (tecnólogos) são oferecidos no período noturno, com duração de três anos. Eles são destinados a jovens recém-formados no Ensino Médio e também a profissionais que já estão no mercado de trabalho e querem se aprimorar ou até mesmo mudar a área de atuação.

 

O mercado de Automação é amplo, o profissional pode atuar em empresas dos mais variados setores, como metalúrgico, automobilístico, alimentício, têxtil, entre outros.
Já o tecnólogo em Redes de Computadores pode atuar na elaboração, implantação e gerenciamento de projetos para computadores pessoais, de empresas e até mesmo na produção automatizada.

Um levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Software (Abes) mostra que este ano o mercado de Tecnologia da Informação deverá crescer 6,5%. Grande parte por conta do desenvolvimento de programas para os mais diversos serviços como mobilidade, TV Digital, integração de sistemas de acesso e transporte.

O Inatel tem mais de 500 empresas conveniadas para estágios e apenas no primeiro semestre deste ano, dez grandes organizações, como ZTE, Devex e Vale, selecionaram estagiários e funcionários entre os alunos e ex-alunos da instituição. A seleção foi realizada no próprio Instituto através do Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais (Nesp), em um total de 378 vagas oferecidas entre os meses de janeiro e junho de 2010.

Portanto, as oportunidades de trabalho existem e de acordo com dados do Nesp, 90% dos alunos saem do Instituto empregados ou aptos a abrir a própria empresa.
O vestibular do Inatel será realizado dia 24 de julho, no campus da instituição. Outras informações pelo telefone 3471-9345 ou pelo email vestibular@inatel.br.