O Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais do Inatel – Nesp fechou 2014 com mais de 400 oportunidades de colocação no mercado de trabalho para alunos e ex-alunos do Instituto, sendo que 25 processos seletivos foram realizados dentro do próprio campus da instituição, como da Siemens, Embraer, Grupo Promon, entre outras. O coordenador do Nesp, professor Bruno Monteiro, explica que dentro de cada oportunidade divulgada pode haver mais de uma vaga oferecida, o que aumenta ainda mais a oferta de estágios e emprego. Isso resultou em quase 460 alunos do Inatel estagiando em empresa da área de tecnologia em 2014.
A formanda Gabriela Pereira Moreira fez estágio na Siemens durante todo o ano de 2014 e concluiu o curso de Engenharia Biomédica contratada. "Fiquei sabendo da efetivação no meu último dia de estágio. Esta conquista significou muito, pois sei que dei meu melhor, fui a única estagiária da Healthcare a ser contratada. E tudo isso só me faz querer me dedicar e aprender ainda mais", disse Gabriela que atua na área equipamentos de diagnóstico in vitro.
O Nesp também auxilia no processo de intercâmbio. Em 2014, 39 alunos do Inatel estudaram ou estagiaram no exterior. Já o campus do Instituto, em Santa Rita do Sapucaí, recebeu dezenas de estudantes e professores vindos de outros países para cursos e também para a Feira Tecnológica - Fetin, além de três estagiários estrangeiros. "A presença de alunos estrangeiros com alunos do Inatel auxilia no desenvolvimento cultural e profissional deles", afirma o coordenador do Nesp.
Para 2015 estão previstas novas vindas de estudantes de outros países já a partir de fevereiro para o Summer Course, curso de uma semana na área de telecomunicações. Já estão confirmadas a presença de 25 alunos da Índia, Alemanha, Argentina, Chile, Equador, Bolívia e Colômbia. Além disso, este ano o Nesp deve realizar eventos que vão concentrar várias empresas para realização de processo seletivo para estágios e empregos no próprio campus.