O Professor José Maria à beira do rio Sapucaí, onde era visto com frequência
Toda comunidade do Inatel lamenta o falecimento do ex-professor José Maria da Silva Souza, no dia 13 de março de 2021, em Santa Rita do Sapucaí, aos 91 anos.
Nascido em São Luis do Maranhão, em 10 de abril de 1929, José Maria formou-se no Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, em 1957. Atuou na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, e chegou a Santa Rita do Sapucaí em 1970, onde iniciou seu trabalho no Instituto, que perdurou entre 1974 e 2004.
O professor José Maria ganhou destaque como figura singular na cidade, em prol da arte e da inclusão, ao criar a Associação Pró-Desenvolvimento através da Arte - Prodarte, e ao idealizar o premiado projeto da cadeira de rodas microcontrolada, como integrante voluntário no Grupo de Estudos de Engenharia Biomédica do Inatel.
Em companhia de seu inseparável pandeiro, José Maria esteve à frente do Coral do Inatel e levou alegria por meio da música com as vozes das crianças e da terceira idade do Vale da Eletrônica. Filosofou sobre as coisas simples da vida, por meio de sua persona, o conhecido Professor Praxedes, e deixará muita saudade nos palcos e apresentações da cidade.
Sempre encarou o voluntariado como uma missão de vida e que a universidade deveria estar próxima da sociedade e de suas necessidades. Ainda chegou a declarar que a vinda para a cidade foi uma graça divina e que, aqui, trabalharia pelo resto de seus dias, como o fez. Sem dúvida, o Professor deixa um legado de caráter e de solidariedade para toda a comunidade.
Assista ao vídeo do Tributo à Música Brasileira com canja do Professor Praxedes!