O Professor José Maria à beira do rio Sapucaí, onde era visto com frequência
Nascido em São Luis do Maranhão, em 10 de abril de 1929, José Maria formou-se no Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, em 1957. Atuou na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, e chegou a Santa Rita do Sapucaí em 1970, onde iniciou seu trabalho no Instituto, que perdurou entre 1974 e 2004.
O professor José Maria ganhou destaque como figura singular na cidade, em prol da arte e da inclusão, ao criar a Associação Pró-Desenvolvimento através da Arte - Prodarte, e ao idealizar o premiado projeto da cadeira de rodas microcontrolada, como integrante voluntário no Grupo de Estudos de Engenharia Biomédica do Inatel.
Em companhia de seu inseparável pandeiro, José Maria esteve à frente do Coral do Inatel e levou alegria por meio da música com as vozes das crianças e da terceira idade do Vale da Eletrônica. Filosofou sobre as coisas simples da vida, por meio de sua persona, o conhecido Professor Praxedes, e deixará muita saudade nos palcos e apresentações da cidade.
Sempre encarou o voluntariado como uma missão de vida e que a universidade deveria estar próxima da sociedade e de suas necessidades. Ainda chegou a declarar que a vinda para a cidade foi uma graça divina e que, aqui, trabalharia pelo resto de seus dias, como o fez. Sem dúvida, o Professor deixa um legado de caráter e de solidariedade para toda a comunidade.
Assista ao vídeo do Tributo à Música Brasileira com canja do Professor Praxedes!
