No Dia do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, é essencial reconhecer a importância das iniciativas que transformam vidas e comunidades. A trajetória de Marina Ribeiro, colaboradora do Inatel Competence Center (ICC Inatel) é um exemplo inspirador de como o voluntariado pode abrir portas e criar oportunidades.
Marina começou sua jornada no Programa Cas@ Viva do Inatel, onde encontrou seu caminho para a tecnologia nas aulas de programação e informática. Essa experiência ajudou Marina a despertar a paixão por tecnologia que a levou a ingressar na ETE FMC e, posteriormente, no Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel.
Como voluntária na equipe robótica do Inatel - RobotBulls, pelo Cas@ Viva, Marina viu outras portas serem abertas. Sua trajetória no projeto a colocaram em diferentes papeis, como bolsista de Iniciação Científica e estagiária, que foram fundamentais para sua formação acadêmica e profissional, permitindo-lhe focar em seus estudos e, ao mesmo tempo, contribuir para a comunidade acadêmica. Depois de formada, a Engenheira retornou ao Cas@ Viva para dar aulas, retribuindo o aprendizado e experiências que obteve durante a trajetória no Inatel.
“O trabalho voluntário oferece uma oportunidade única de se conectar com diferentes realidades e contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida de outras pessoas. Para mim, é uma maneira de retribuir à comunidade e, ao mesmo tempo, crescer como indivíduo e profissional.” – Marina Ribeiro Barba - Engenheira de Computação.
Marina é um exemplo de como o voluntariado e as oportunidades associadas podem moldar carreiras e transformar vidas. Neste Dia do Voluntariado, celebramos os que dedicam seu tempo ao serviço dos outros, e as histórias de sucesso que surgem dessas experiências. O trabalho voluntário é uma poderosa ferramenta de mudança, tanto para os beneficiados quanto para aqueles que se dedicam a ajudar.