Devido a uma parceria entre a empresa Agilent/Keysight Technologies e Inatel, os alunos dos cursos de graduação do Instituto, principalmente de Engenharia de Telecomunicações, poderão participar gratuitamente de cursos para a certificação profissional da empresa na área de radiofrequência e microondas. O Inatel é a primeira instituição de ensino do Brasil a firmar uma parceria acadêmica com a multinacional, que atua no setor de instrumentação e tecnologia para teste e medição.
Além da certificação, desde o final do ano passado, os estudantes contam com equipamentos de ponta da empresa, para realizarem experimentos nos laboratórios. Entre eles, nove equipamentos FieldFox RF Analyzer (4GHz e 6,5GHz). Os aparelhos podem ser utilizados com diversas funcionalidades em um único equipamento, como analisadores de espectro, analisadores vetoriais de circuitos, e analisadores de cabos e antenas.
Segundo o coordenador do curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel, professor Antônio Alves Ferreira Junior, a parceria com a empresa é de grande importância para a formação técnica e científica dos alunos, que agora têm contato com equipamentos de última geração. "O Inatel é privilegiado no que diz respeito a uma estrutura de laboratório de ensino em radiofrequência para cursos de graduação", diz.
Sobre a certificação, o professor ressalta que capacitações como esta trazem um grande diferencial para a carreira profissional dos alunos. "Há um reconhecimento das empresas pela certificação em uma área específica, pois este profissional tem um diferencial e está um passo a frente no mercado de trabalho", comenta. Em breve, o Inatel também oferecerá certificações em softwares da Agilent/Keysight Technologies, também na área de radiofrequência e microondas.
Em visita ao Inatel, a gerente de vendas mundial da empresa, Luciana Taylor, ressaltou a ótima infraestrutura do Inatel e o futuro promissor da parceria com o Instituto. "Fiquei muito impressionada com as instalações do Inatel (a nível mundial!) e, com certeza, vejo um futuro de parceria entre a Keysight e Inatel", disse.