No ano em que a parceria com a Ericsson na área de P&D completa 10 anos, o Inatel inicia um novo desafio e é escolhido para dar continuidade ao desenvolvimento do OSS (Operations Support Systems) comercializado pela multinacional a operadoras do mundo todo. O produto, utilizado para o gerenciamento e provisionamento de serviços em redes de telecomunicações e que era até então desenvolvido somente no Canadá, passa a ter um time de desenvolvimento nacional alocado na instituição.
Daniel Rosa (Ericsson Brasil), Willian Robin Main (Ericsson Canadá) e Leonardo Liao, gerente do projeto OSS no Inatel Segundo o gerente de desenvolvimento de software, Leonardo Liao, a equipe conta com cerca de 54 especialistas que passaram por treinamentos no exterior e interagem constantemente com a equipe canadense. "Contamos também com o apoio de especialistas da Ericsson Canadá atuando junto conosco no início de projeto. Essa interação é muito importante para a transferência de conhecimentos e ganho de competência", afirma.
Adriano Sastre, especialista e líder técnico que integra a equipe, disse estar honrado em atuar neste projeto, pela sua grandeza e pelo compromisso de tornar a instituição uma referência mundial na área de OSS. "Precisamos conhecer o produto, as regras de negócio, como ele se comporta e como interage com as demais soluções da Ericsson, o que é bastante desafiador", revela.
"Podemos afirmar que o Brasil está dando sua contribuição para a liderança tecnológica da Ericsson construindo essa camada de controle das redes do futuro. Para fazer esse tipo de trabalho você precisa de pessoas muito qualificadas. Isso é extremamente estratégico para nós e o Inatel, por experiências passadas, nos mostrou ter funcionários com as características técnicas e humanas que precisamos para termos sucesso nessa nova iniciativa", avalia o diretor de Inovação da Ericsson para a América Latina, Edvaldo Santos.
Projeto estratégico
O OSS (Operations Support Systems) permite às operadoras de telecomunicações gerenciar os processos e sistemas de suas redes. Este produto faz parte de uma solução da Ericsson chamada CBiO (Charging and Billing in One) e este possui dois módulos principais conhecidos como ECM (Ericsson Catalog Manager) e EOC (Ericsson Order Care). Essa solução permite a operadora de telefonia móvel configurar, customizar e provisionar serviços diversos para seus assinantes móveis com muita agilidade e através de interface gráfica amigável.
Visita
Na última semana, o líder global do Projeto OSS, Willian Robin Main, esteve no Inatel para acompanhar os trabalhos e conhecer a equipe de desenvolvimento. Na oportunidade, ele participou de uma conversa com os alunos da instituição, em que falou sobre os desafios da indústria e dos profissionais do futuro.
"Minha percepção foi de um time muito dedicado e muito comprometido com a proposta da Ericsson. Gostei bastante do ecossistema e do fluxo de transferência entre a academia e a área de projetos da instituição. As pessoas aqui são muito focadas com o propósito do Inatel e isso é muito bom", destacou o executivo.
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