Em novembro, Brasil sedia 5G Global Event
As últimas semanas foram intensas para os pesquisadores do Inatel, que participaram de importantes eventos no Brasil e em outros países para debateram a rede 5G e outros assuntos envolvendo telecomunicações. O mais expressivo deles foi o 5G Global Event - 5G Americas, realizado em Austin, nos Estados Unidos, nos dias 16 e 17 de maio.
Os professores do Inatel, José Marcos Camara Brito e Luciano Leonel Mendes, além de José Sampaio Gontijo, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital da Secretaria de Políticas Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), representaram o projeto 5G Brasil, formado por associações, instituições de pesquisa, governo e empresas do setor de Telecomunicações do país. O professor Brito é Secretário-Geral do 5 G Brasil e moderou o painel sobre arquiteturas de rede para 5G e também integrou um painel que apresentou tendências e colaborações para a futura rede de comunicação móvel.
NI Week
Também em Austin, nos Estados Unidos, o professor Luciano Leonel Mendes fez uma apresentação na NI Week, da National Instruments. Luciano representou o consórcio 5G-RANGE e falou sobre as pesquisas e demonstrações da solução 5G desenvolvida pelo Inatel utilizando equipamentos da multinacional. O grande destaque foi aplicação das soluções para levar cobertura de Internet de alta qualidade em regiões remotas e áreas rurais.
Desde 2016, o Inatel integra o National Instruments Lead User Program, seleto grupo de instituições mundiais que utiliza as soluções da NI para pesquisas na área de 5G.
Painel Telebrasil
No Brasil, entre os dias 22 e 24 de maio, foi realizado o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações. As pesquisas do Inatel na área de 5G tiveram destaque no painel da Abrasat sobre o futuro das redes de satélite e o potencial que a desoneração poderia trazer para o desenvolvimento do mercado. Os pesquisadores Antonio Marcos Alberti e Thiago Dornas participaram do debate e falaram sobre as pesquisas realizadas em parceria com o Sindisat.
O pesquisador Henry Rodrigues representou o Inatel no painel "Perspectivas Iniciais no Brasil e casos de uso", no IEEE 5G Summit, realizado pelo IEEE Communications Society dentro do Painel Telebrasil. O debate foi sobre as ações concretas relacionadas com o 5G no Brasil e que estão em andamento, como as realizadas pelo Centro de Referência em Radiocomunicações do Instituto. A solução desenvolvida pelo CRR foi premiada no ano passado na Europa e foi demostrada pela primeira vez no país em agosto de 2017.

