Os pesquisadores do Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access) participaram na última semana do 20º Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO), fórum bienal de tecnologias de telecomunicações, realizado, de 13 a 16 de novembro, em Natal (RN). Ao todo, foram cinco trabalhos apresentados no evento.
O coordenador do laboratório, professor Dr. Arismar Cerqueira Sodré Júnior, abriu o evento com a plenária “5G Research on Antennas and Optical/Wireless Communications Towards 6G”, onde apresentou as recentes pesquisas sobre antenas e comunicações ópticas/sem fio para 5G e 6G, desenvolvidas no Inatel. Além da plenária, o professor também apresentou o artigo “Gerador de Pente de Frequências Ópticas Integrado Aplicado à Geração de Sinais 5G em 26 GHz”, do aluno de doutorado Eduardo Saia.
O pesquisador Hugo Rodrigues Dias Filgueiras apresentou o trabalho de sua tese de Doutorado, nomeado “A 64-element and Dual-Polarized Slot-based Antenna Array at 26 GHz”, e também o artigo “A New Earth-Space and Aeronautical Clutter Loss Model”, do aluno de doutorado Luciano Camilo Alexandre.
Já o pesquisador Tomas Andrade apresentou o trabalho de sua tese de Doutorado, nomeado “Sistema RoF Baseado em Transmissor Fotônico Integrado para Múltiplas Aplicações de 5G”. Sua apresentação foi escolhida como a 3ª melhor apresentação oral do congresso, dentre os alunos.
O Simpósio é organizado pela Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica e consiste em um importante fórum para troca de informações sobre pesquisa e desenvolvimento nos campos teóricos e experimentais de micro-ondas e optoeletrônica, incluindo ondas milimétricas e nanométricas, antenas, propagação, comunicação sem fio, fibra óptica e redes fotônicas.