As pesquisas em 6G, desenvolvidas pelo Inatel em parceria com outras universidades nacionais, por meio do Projeto Brasil 6G, vêm ganhando notoriedade no mundo todo. Nesta quinta-feira, o primeiro resultado alcançado pelo projeto será apresentado no One 6G Summit 2022, evento virtual que irá contar com a participação de mais de 20 especialistas internacionais de políticas, indústria e academia que falarão sobre os desafios e oportunidades rumo a um mundo hiperconectado.
O evento, que está em sua segunda edição, é promovido pelo One 6G, grupo que apoia os esforços globais de pesquisa e padronização de 6G com o objetivo de acelerar sua adoção e penetração geral no mercado, ao mesmo tempo em que atende às necessidades da sociedade e da indústria de mobilidade conectada. O Inatel é membro do grupo, ao lado de universidades do mundo todo, além de grandes players do mercado de Telecom e TIC. Clique para saber mais.
O professor Luciano Leonel Mendes, coordenador do Projeto Brasil 6G vai apresentar a proposta da Plataforma Brasil 6G, que é um ambiente distribuído no Inatel e em diversas IES parceiras, onde será possível testar, validar e analisar o desempenho de algoritmos, sistemas e aplicações voltados para redes 6G. “Esta é a primeira vez que o conceito desta plataforma é apresentado com alguns resultados preliminares em funcionamento, o que vai evidenciar o potencial de desenvolvimento tecnológico que a mesma irá trazer para a comunidade científica do Brasil na área de comunicações móveis”, comenta o professor.
O One 6G Summit acontece na quinta, 10 de novembro, das 9h45 às 17h30. O case do Inatel será apresentado na sessão das 13h45. Os interessados em participar do evento podem se inscrever neste link.