Pós em Automação e Controle Industrial tem grande procura

foto_wander_baratella_450Com uma grande demanda por especialização técnica, o primeiro curso de pós-graduação em Engenharia de Sistema Eletrônicos, Automação e Controle Industrial do Inatel começou com alto número de candidatos, formando uma turma de 40 alunos. Vindos de diversas cidades do sul de Minas e também dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, muitos deles já trabalham no setor e outros desejam diversificar a área de atuação.

A aula inaugural ocorreu no dia 21 de agosto, com duas palestras de profissionais conceituados. O engenheiro de desenvolvimento de produto sênior da Volvo e professor PhD. , Max Mauro Dias Santos, falou sobre o passado, o presente e o futuro da Automação e Controle Industrial. Em seguida foi a vez do ex-aluno do Inatel e engenheiro de vendas da empresa B&R, João Paulo Carvalho Henriques, falar sobre as diversas aplicações da Automação.

 

 

Diretor do Inatel, Wander Wilson Chaves, e prof. Alexandre Baratella Lugli na abertura da pós-graduação

 

 

 A pós-graduação foi criada após um levantamento feito pelo Inatel, que demonstrou a necessidade de uma formação técnica superior aos profissionais que trabalham com tecnologia industrial. De acordo com o coordenador do curso, o professor Alexandre Baratella Lugli, a área de Automação e Controle Industrial está se tornando estratégica para todo o país, principalmente para a região do sul de Minas. "O crescimento da economia brasileira, a descoberta do Pré-Sal e eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 movimentam os setores como siderurgia, metalurgia, alimentos e têxtil, que necessitam de mão de obra especializada. E a nossa região possui muitas indústrias de alto poder de produção que desejam expandir suas plantas industriais para atender ao mercado".

Para suprir a necessidade imediata das empresas, o curso de pós-graduação tem quase metade do seu conteúdo voltado às aulas práticas, realizadas nos laboratórios do Inatel. Além de formar profissionais especializados e prontos para o mercado, Baratella afirma que os alunos podem também se desenvolver na área acadêmica e empreendedora. "Em um setor estável e em grande expansão, o campo de atuação é diversificado. Esses profissionais podem desenvolver novos equipamentos, seguir carreira como professores ou em grandes empresas do setor produtivo".

Novos alunos durante palestras da aula inaugural da pós em Automação e Controle Industrial

As aulas da pós-graduação são ministradas aos sábados, sendo um livre por mês, durante 24 meses. A previsão para abertura de nova turma é agosto de 2011.