A pós-graduação em Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica do Inatel foi criada em 2006 e pela primeira vez será oferecida no Estado de São Paulo, em São José dos Campos. Atualmente há turmas em Santa Rita do Sapucaí e Belo Horizonte. O curso tem o objetivo de especializar profissionais da área de engenharia ou de saúde para atuarem tanto no gerenciamento da tecnologia em unidades de saúde como também no desenvolvimento de soluções para este mercado em expansão.
De acordo com o coordenador da pós-graduação, professor Marco Túlio Perlato, como o curso é multidisciplinar há um programa de nivelamento no começo da turma. "Os profissionais da saúde estudam eletrônica e eletricidade e os profissionais de exatas estudam anatomia e fisiologia. Dessa forma o conhecimento fica homogêneo permitindo o acompanhamento das matérias mais específicas do curso".
O potencial mercadológico dos profissionais com esta especialização é grande. Além da área empresarial e de pesquisa, há também a Engenharia Clínica. De acordo com uma resolução da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todas as unidades de saúde do país devem ter um profissional habilitado e responsável por gerenciar a tecnologia. "Levando em conta que são 6,8 mil unidades de saúde e apenas 400 engenheiros biomédicos e clínicos formados, há mais de seis mil postos de trabalho abertos", enfatizou o coordenador da pós-graduação.
As inscrições para a pós-graduação já estão abertas nas três cidades. Outras informações no site www.inatel.br/pos.
Pós-graduação em Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica
Início das aulas Belo Horizonte/MG: 02/03/2013
Início das aulas Santa Rita do Sapucaí/MG: 09/03/2013
Início das aulas São José dos Campos/SP: 23/02/2013
Aulas aos sábados: 8h30 às 12h30 / 13h30 às 17h30
Pelo menos 1 sábado livre ao mês