“A criação dessa nova categoria foi inspirada em uma participação que o Inatel teve em uma competição na Colômbia. Vimos essa categoria lá e achamos muito interessante. Estamos inaugurando ela no Brasil, na IronCup 2023. Nossa expectativa é que essa categoria venha trazer novos campeões e que ela seja replicada, não só nas próximas edições, como em outras competições pelo país”, explica o coordenador do evento, o professor Wanderson Saldanha.
Estão previstas a participação de estudantes de Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Acre e Pernambuco. Ao todo, serão 381 competidores, divididos em 31 equipes. A equipe de robótica do Inatel, Robotbulls, vai participar de todas as categorias, exceto a Combate Bleetle. “Para 2023, a expectativa é 100% positiva, teremos o evento aberto, com a visitação gratuita e está todo mundo convidado”, acrescenta Saldanha.
Desde 2018, a IRONCup integra o calendário oficial da RoboCore, empresa pioneira no desenvolvimento da robótica nacional, que realiza eventos na área há mais de 10 anos e é apoiadora da competição. A competição é certificada pela All Japan Robot Sumo Tournament, competição mundial de robôs, realizada todos os anos no Japão. As disputas são abertas ao público em geral e acontecerão no campus do Inatel em Santa Rita do Sapucaí. Haverá praça de alimentação com Food Trucks.
Clique para conferir a programação
Veja como foi a IronCup 2022:

