Presidente da FAPEMIG fala sobre a importância do incentivo à Pesquisa e Inovação na Aula Magna dos cursos de graduação

inatel aula magna graduacao 1sem 2023A Aula Magna dos cursos de graduação do Inatel, realizada na noite do dia 28 de fevereiro, reuniu alunos de todos os cursos para um momento de celebração e também aprendizado. A cerimônia, que é realizada todos os semestres, marcou a nomeação dos alunos que receberam os certificados de excelência de desempenho acadêmico e também a nomeação dos alunos escolhidos para integrarem o Programa Jovens Talentos, que oferece uma formação diferenciada aos contemplados.

O convidado especial da cerimônia foi o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), prof. Dr. Paulo Sérgio Lacerda Beirão. O professor abordou por meio de dados, como o incentivo à Ciência e Tecnologia é importante para impulsionar o crescimento de um país e mostrou alguns exemplos de êxito do Brasil no desenvolvimento científico como a prospecção de petróleo em águas profundas, o uso de álcool como fonte renovável e a descoberta da doença de Chagas.

Beirão concluiu a palestra expondo a atuação da FAPEMIG para incentivar e fortalecer a Ciência e Tecnologia no Brasil, por meio de ações como a formação de novos pesquisadores, o apoio a projetos de pesquisas e a indução à temas estratégicos para o desenvolvimento nacional.

Aula Magna Graduação - 1º semestre 2023Oscar da graduação

Após a palestra, os alunos que se destacaram no segundo semestre de 2022 foram chamados ao palco para serem homenageados com os certificados de excelência em desempenho acadêmico. Ao todo, 75 alunos dos sete cursos de graduação do Inatel foram nomeados na cerimônia que, nas palavras do professor Carlos Nazareth Motta Marins, diretor da instituição, “é uma das mais importante da instituição, pois é o momento de reconhecer os alunos por todo o esforço que tiveram no semestre, é o “Oscar” da graduação”.

Também foi realizada a entrega dos passaportes do Programa Jovens Talentos aos alunos que mais se destacaram no semestre. Os escolhidos foram os alunos Brenno Canellas, do curso de Engenharia Biomédica, e Ana Luísa Lyra Pavanelli, do curso de Engenharia de Controle e Automação. Ambos foram contemplados com uma bolsa de estudos, além de tutoria para o desenvolvimento de diversas atividades de formação avançada até o final do curso.

Para o aluno Brenno, o fato de o Inatel ser como uma família foi decisivo para que ele obtivesse essa conquista. “Só tenho a agradecer por essa oportunidade. O Inatel sem dúvidas oferece um suporte muito grande para nós alunos. Claro que me esforcei muito por essa conquista, mas é inegável que recebi muita ajuda e orientações dos colegas e professores que me acompanharam até aqui”, comenta.

Para Ana Luísa, o programa é uma forma de dar um feedback positivo sobre como os alunos estão levando a graduação e uma motivação para buscar um "algo a mais". “Foi um prazer muito grande receber essa bolsa. Isso porque, temos a opção de escolher um professor para nos auxiliar ao longo da trajetória acadêmica, e vejo isso como algo fundamental para buscarmos mais conhecimento, desenvolvimento e oportunidades. Realmente, o Inatel oferece muitos recursos para apoiar e incentivar uma boa formação de seus alunos. Sou muito grata e tenho certeza que fiz a escolha certa de estudar aqui”, destaca.