Ocorreu, na última terça-feira (02), a eleição da Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações para o mandato de 2026 a 2030, resultando na continuidade da atual gestão. Foram reeleitos o Professor Marcelo de Oliveira Marques, como Presidente da Finatel, e o Professor Luciano Leonel Mendes, como Vice-Presidente. Da mesma forma, foram reconduzidos os professores Carlos Alberto Ynoguti, Fabiano Valias de Carvalho e Rausley Adriano Amaral de Souza, como membros titulares do Conselho Diretor da Fundação.
A Finatel, entidade privada, sem fins lucrativos e responsável mantenedora do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, atua na gestão dos recursos que sustentam e desenvolvem as atividades acadêmicas, administrativas e de assistência social do Instituto. Há mais de 56 anos a Fundação tem contribuído para a expansão da infraestrutura educacional, no incentivo à pesquisa e à inovação, no desenvolvimento das relações com o mercado e na execução de programas voltados a estudantes e à comunidade de Santa Rita do Sapucaí e região.
Entre os principais programas desenvolvidos para o cumprimento de seus objetivos estatutários, destaca-se o programa de bolsas de estudos para jovens que desejam seguir a carreira de engenharia no Inatel. Cerca de 70% dos alunos do Inatel são atendidos pelo programa de bolsas da Finatel, garantindo acesso, permanência e formação qualificada em uma área estratégica para o país.
No campo social, a Finatel desenvolve iniciativas voltadas à promoção da educação, como o Inatel Cas@Viva, voltado à alfabetização tecnológica entre jovens e idosos; o Projeto Lixo Eletrônico, voltado à conscientização ambiental; e o Inatel Cultural, que estimula a produção artística e o protagonismo local.
O processo eleitoral ocorreu conforme previsto nos normativos, em que a chapa inscrita, composta pelos membros do Conselho Diretor e Conselho Fiscal da Finatel, recebeu a totalidade dos votos dos integrantes presentes. Para o professor Marcelo Marques, o apoio unânime reafirma a confiança na atual gestão e reforça, entre os integrantes da Fundação, o compromisso com a assistência social por meio da educação de qualidade, inclusiva e voltada ao desenvolvimento econômico e social do país.
O Prof. Marcelo de Oliveira Marques, Engenheiro de Telecomunicações pelo Inatel, está na instituição há mais de 30 anos, é professor titular do Instituto e foi Diretor do Inatel de 2010 a 2018. A nova gestão à frente da Finatel tem início em 1º de janeiro de 2026, marcando mais um ciclo dedicado ao fortalecimento institucional e à ampliação do impacto social da Fundação.
Segundo o professor Marcelo Marques, “ser reconduzido à Presidência da Finatel representa, antes de tudo, a renovação de um compromisso com a educação, com a inovação e com a assistência e o desenvolvimento social. A Fundação é um pilar essencial para a sustentabilidade e o futuro do Inatel, e continuaremos a trabalhar com responsabilidade, transparência e foco no benefício direto aos nossos alunos e à nossa comunidade.”
“Os próximos anos serão dedicados à ampliação de programas de assistência estudantil, ao fortalecimento das iniciativas sociais e à busca constante por novas oportunidades de desenvolvimento do Inatel e, por meio deste, o desenvolvimento da nossa região e de nosso país.”, complementa o professor.
Membros dos Conselhos Eleitos para a Gestão da Finatel 2026 - 2030
Conselho Diretor
Presidente: Prof. Marcelo de Oliveira Marques
Vice-Presidente: Prof. Luciano Leonel Mendes
Vogais
- Prof. Carlos Alberto Ynoguti
- Prof. Fabiano Valias de Carvalho
- Prof. Rausley Adriano Amaral de Souza
Suplentes
- Prof. Carlos Augusto Rocha
- Prof. Estevan Marcelo Lopes
- Prof. Carlos Francisco de Almeida Cavalcanti Ribeiro
Conselho Fiscal
Vogais
- Prof. José Geraldo de Souza
- Sr. José Humberto Guerzoni
- Sr. Webber Mendes Miranda
- Prof. André Luis da Rocha Abbade
- Prof. Renzo Paranaíba Mesquita
Suplentes
- Prof. Egidio Raimundo Neto
- Sr. Leandro Silva Souza
- Prof. Renan Sthel Duque
- Prof. João Paulo Carvalho Henriques
- Prof. Evandro César Vilas Boas

