Prof. Rausley Adriano de Souza, novo editor-chefe do Journal of Communication and Information Systems (JCIS) da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT)
O Inatel tem um compromisso histórico com a produção de conhecimento para benefício do país, o investimento nos Programas de Mestrado e Doutorado em Telecomunicações e o número de publicações de peso reconhecidas mundialmente comprovam o lugar de referência da Instituição na atuação científica. O apoio aos seus pesquisadores e suas conquistas também conferem reconhecimento ao Instituto, como a recente entrada do Prof. Rausley Adriano de Souza como editor-chefe do Journal of Communication and Information Systems (JCIS), em junho de 2020, uma das mais importantes publicações de Telecom, patrocinada pela Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT).
Segundo o comunicado da própria SBrT, “a diretoria da Sociedade fica tranquila com a certeza de que o JCIS será muito bem conduzido pelos reconhecidos pesquisadores com experiência e atuação editorial”. Juntamente com o Prof. Rausley, assume o Prof. José Cândido Silveira Santos Filho, da Universidade de Campinas (Unicamp). “A Sociedade Brasileira de Telecomunicações possui duas importantes frentes de atuação, promove anualmente o Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais e mantém a revista de publicações científicas JCIS, com abrangência internacional” esclarece Rausley.
A pesquisa científica é vista como uma das molas propulsoras para o desenvolvimento econômico de uma nação e é por meio de publicações como a JCIS que se toma conhecimento dos resultados de um trabalho de pesquisa e sua importância para a sociedade. O Brasil ocupa hoje a 13ª posição na produção científica mundial, um aumento justificado pela busca por níveis acadêmicos cada vez mais altos, inclusive para o trabalho na indústria, comércio e serviços. “Essa formação adicional proporcionada por um curso de Mestrado ou Doutorado não se restringe apenas à formação de professores, vários de nossos alunos são provenientes de empresas” afirma o professor, que também é parte do corpo docente dos Programas de Mestrado e Doutorado do Inatel.
De acordo com Rausley “a publicação científica também é importante para os Centros de Pesquisa, como o Inatel, porque normalmente as agências ou as organizações de incentivo à pesquisa adotam como um dos critérios de acesso aos seus recursos, a quantidade e a qualidade de artigos científicos publicados pela instituição”. E como fundação sem fins lucrativos, o Instituto conta também com essas agências que investem e financiam as pesquisas desenvolvidas no campus.
Sobre a responsabilidade assumida na Revista JCIS, Rausley completa, “a minha nomeação como editor-chefe na JCIS poderá auxiliar a entender melhor a evolução da tecnologia, principalmente dentro das telecomunicações e processamento de sinais. Além da oportunidade de conhecer um número maior de pesquisadores no Brasil e no exterior, obviamente esse conhecimento adquirido acaba se refletindo na graduação e programas de pós-graduação do Inatel, mas acredito que para o Instituto também seja uma oportunidade de estreitar ainda mais o relacionamento com a Sociedade Brasileira de Telecomunicações” reitera o Professor.
Sobre o JCIS
O Journal of Communication and Information Systems foi criado em 1986 pela Sociedade Brasileira de Telecomunicações, originalmente denominada Revista da Sociedade Brasileira de Telecomunicações, como um meio de documentar e disseminar resultados de pesquisa da comunidade brasileira de telecomunicações. Desde 2005, o JCIS é tecnicamente patrocinado pela IEEE Communications Society (Comsoc), visando o público internacional. O JCIS publica trabalhos contendo resultados originais de pesquisa e/ou desenvolvimento, representando uma contribuição nova e eficaz para o conhecimento na área de Telecomunicações.
Ouça o podcast com o Prof. Rausley Adriano de Souza para saber mais sobre o processo de publicação de um artigo científico.
https://soundcloud.com/inateltecnologias/podcast-inatel-rausley-adriano-de-souza-revista-jota-cis