Professor do Inatel ministra curso de antenas em 5G na Finlândia

O professor Dr. Arismar Cerqueira Sodré Junior, coordenador do laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA), ministrou um curso de antenas para redes 5G na Universidade de Oulu, na Finlândia, um dos principais centros de pesquisa da quinta geração de comunicação móvel no mundo, selecionada, inclusive, para demonstrar a tecnologia 5G durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, na Coreia do Sul.
O curso ocorreu de 27 a 31 de março, dividido em teoria e prática, com o uso do software HFSS, utilizado nas pesquisas do Centro de Referência em Radiocomunicações do Inatel, que lidera os estudos em 5G no Brasil com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). “O Inatel conseguiu a liberação de 25 licenças do software para a utilização no curso de desenvolvimento de antenas para redes 5G, incluindo as antenas desenvolvidas pelo laboratório Woca ”, explica o professor que coordena o laboratório que já depositou duas patentes de antenas que podem atender aos requisitos da quinta geração de comunicação móvel, prevista para iniciar em 2020.Além dos pesquisadores da Universidade de Oulu, o curso atendeu ainda profissionais das indústrias da cidade, uma das principais bases de desenvolvimento da multinacional Nokia. A Universidade de Oulu é parceira do Inatel dentro do projeto Brasil-Europa projeto "Diálogos Setoriais entre a União Europeia (EU) e o Brasil na área de 5G".

Eucap 2017
Antes do curso na Finlândia, o professor Arismar Cerqueira Sodré Junior participou da 11ª Conferência Europeia sobre Antenas e Propagação, em Paris – a Eucap 2017, um dos principais eventos na área para o intercâmbio de informações entre universidades, centros de pesquisas e indústria. Ele fez duas apresentações sobre artigos da equipe do laboratório WOCA.

   

inatel woca curso 5G finlandia arismar marco 2017 1