O coordenador das pesquisas na área de Comunicações Ópticas e do Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access), professor Arismar Cerqueira, ministrou na última semana um curso para mestrandos e doutorandos da Universidade de Excelência Scuola Superiore Sant’Anna de Pisa, na Itália.
O curso “5G Optical-Wireless Tecnhologies” abordou aspectos, cenários, tendências e fundamentos das tecnologias ópticas e sem fio em sistemas celulares de 5ª geração (5G). Na oportunidade, o professor ministrou ainda um seminário sobre o assunto para demais alunos e professores da universidade. Ambas as atividades contaram com estudantes da Itália, França, Índia, Paquistão, Tunísia e até brasileiros, como Suzanne Melo, ex-aluna de graduação e mestrado do Inatel, que fez doutorado e atualmente, é pesquisadora da instituição italiana.
Arismar foi selecionado dentre professores do mundo todo como “Visiting Scholars” do Programa PIXNET, destinado a treinar estudantes para o projeto, criação e avaliação de dispositivos integrados inovadores baseados em tecnologias fotônicas, mantido pela universidade italiana. O PIXNET faz parte do Programa Eramus Mundus que visa uma formação global, por meio dos seguintes parceiros: Scuola Superiore Sant’Anna (Pisa, Itália), Aston University (Birmingham, Reino Unido), Technische Universiteit Eindhoven (Países Baixos) e Osaka University (Japão).
O Inatel e Scuola Superiore Sant’Anna são parceiros desde 2014. O acordo entre as instituições compreende a realização de pesquisas em conjunto na área de fotônica de micro-ondas e o intercâmbio de estudantes de doutorado. Como resultado, foram publicados desde então 17 papers internacionais, além da realização do Projeto Brasil-Itália, financiado pela CAPES, entre 2014 a 2017.