O professor Dr. José Geraldo de Souza, assessor de planejamento acadêmico e avaliação institucional do Inatel, será um dos palestrantes brasileiros no Paralelo - Tecnologia e Meio Ambiente - evento internacional que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, de 29 de março a 2 de abril.
O Paralelo reúne artistas, designers de mídia e pesquisadores vindos de três países - Brasil, Holanda e Reino Unido - para discutir diferentes formas pelas quais a colaboração interdisciplinar e através de fronteiras culturais pode permitir a pesquisa e novos insights em questões globais e locais da ecologia social, abrangendo vários campos da ciência e da arte.
O professor José Geraldo de Souza, doutor em Educação pela Unicamp, é especialista em Educação e Desenvolvimento e fará sua apresentação com base no estudo de caso sobre o Vale da Eletrônica. O convite partiu do Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio de Santa Rita do Sapucaí, prof. Pedro Sérgio Monti, também professor do Inatel, que por sua vez recebeu convite da organização do evento para expor a trajetória de Santa Rita do Sapucaí onde através de um trabalho em equipe possibilitou sua transformação no vale industrial que é hoje.
O Seminário busca entender que o trabalho em equipe que transcende as fronteiras artísticas, do design, científicas e tecnológicas e que esta cada vez mais se tornando parte vital do painel cultural do século 21, pode trazer à tona novas percepções e gerar novos conhecimentos. Mas como estas informações são apoiadas em diferentes países e o que poderemos aprender da consideração de modelos de intercâmbio e de diálogo intercultural? É o questionamento que se faz.
A participação do prof. Dr. José Geraldo está prevista para o dia 30 de março, às 19h00, quando será apresentado o painel Pesquisas e Práticas Interdisciplinares - Estruturas de Apoio Nacional e Internacional, que trata do desafio de encontrar apoio para colaborações e iniciativas interdisciplinares. Que modelos de provisão de fundos existem e o que se pode aprender dos exemplos de diferentes países. O painel terá como mediadora Bronac Ferran, pesquisadora do Royal College of Arts - Reino Unido. Como participantes Calvin Taylor, School of Performance and Industries - Reino Unido; Afonso Luz, Secretaria de Políticas Culturais - Brasil; Susan Amor, Arts and Humanities Research Council - Reino Unido; José Geraldo de Souza, Instituto Nacional de Telecomunicações - Brasil; Annette Wolfsberger - Virtueel Plataform - Holanda.
O Paralelo é uma realização do British Council, Museu da Imagem e do Som e do Governo do Estado de São Paulo.