O professor Dr. Arismar Cerqueira Sodré Júnior, coordenador do Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access), e o pesquisador Igor Feliciano da Costa, que integra a equipe do laboratório, foram contemplados com o Prêmio Inventores Unicamp 2016, em cerimônia realizada na tarde do dia 24 de maio, em Campinas (SP). A premiação, na categoria "Tecnologia Licenciada", se deu em virtude do licenciamento do "Método para redução das dimensões de antenas VHF e UHF".
O trabalho, realizado em conjunto com pesquisadores da Unicamp e da empresa BRADAR, consiste em uma técnica para diminuir o tamanho das antenas utilizadas nos radares embarcados em aviões, com a intenção de permitir sua instalação na parte externa das aeronaves, reduzindo as interferências e melhorando o desempenho da comunicação. O estudo resultou em uma patente registada em 2012, que foi licenciada recentemente, e na transferência da tecnologia para a empresa.
Segundo o professor Arismar, o prêmio representa o fechamento do ciclo que envolve ensino, pesquisa e inovação. "Conseguimos colocar em prática a teoria apresentada nos cursos do Inatel, pesquisar uma ideia, patenteá-la, e ainda, transferir para a indústria. Foi muito gratificante receber um prêmio como este, ainda mais de uma universidade de referência como a Unicamp", destaca.
Assim como este projeto, a equipe do Laboratório WOCA realiza outras pesquisas nas áreas de Antenas e Radares e ainda, Fotônica de Micro-ondas, Sistemas Rádio sobre Fibra, Comunicações Ópticas, Sistemas Celulares e Dispositivos RF, em parceria com empresas e universidades nacionais e internacionais. Em 2015, as pesquisas deram origem a duas novas patentes.
Sobre o prêmio
O Prêmio Inventores Unicamp é uma iniciativa da reitoria e da Agência de Inovação - Inova Unicamp para reconhecer o esforço empreendido por professores e pesquisadores, no sentido de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do País, por meio da proteção e transferência de tecnologias desenvolvidas na academia.