Um grupo de 21 professores de escolas de Pouso Alegre, Itajubá, São Lourenço, Poços de Caldas, Cachoeira de Minas e Santa Rita do Sapucaí participou no último sábado, 19 de setembro, do 1º Workshop de Física
e Matemática, promovido pelo Inatel. A ação teve o objetivo de mostrar aos professores novas possibilidades de trabalhar com as disciplinas em sala de aula, visando um melhor aprendizado e mais interesse na área de Exatas por parte dos alunos.Além de conhecer novas metodologias de ensino e algumas ferramentas tecnológicas para Educação, os participantes puderam fazer um tour pelos laboratórios da instituição e conferir experiências práticas nas áreas de Ondas, Acústica, Mecânica, Eletromagnetismo, Eletrostática, e ver novas formas de trabalhar com funções, matrizes, determinantes, geometria, etc., por meio de softwares matemáticos.
"Essa parceira com as escolas da região é muito importante porque nos permite ajudar na formação de alunos mais preparados para o Ensino Superior, além de difundir as carreiras ligadas a Engenharia e Tecnologia. Com as metodologias e ferramentas apresentadas, os professores poderão tornar o conhecimento mais palpável e significativo para os estudantes", destaca o professor do Inatel, Luiz Felipe Simões de Godoy, coordenador do evento.
Para Aline Fernandes Pereira, professora da Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira de Pouso Alegre, o mais interessante foi conhecer mais ferramentas, incluindo softwares gratuitos que podem ser utilizados sem necessidade de instalação e aplicados tanto na Matemática quanto na Física. "São ferramentas que certamente utilizarei em minhas aulas", completa.
A intenção do Inatel é dar continuidade à ação, estreitando o contato com essas escolas para viabilizar visitas guiadas aos estudantes e novas atividades para os professores, bem como ampliando para outras escolas da região.