Professores do Inatel participam do Congresso NetCom 2011

A evolução das redes de comunicação vem se tornando cada vez mais essencial para o desenvolvimento de vários setores da economia, e muitas destas tecnologias serão discutidas durante o Congresso do NetCom 2011, que contará com a participação de professores do Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel.
netcom2011

O professor Alexandre Baratella Lugli, coordenador dos cursos na área de Automação Industrial do Inatel, fará uma palestra com o tema "Uma Aplicação Interativa aplicada às Redes Ethernet Industriais". Essas redes específicas são utilizadas na automação industrial para simulação e testes. Baratella já publicou dois livros sobre o tema e participou de diversos eventos científicos, além de ter artigos publicados nacionalmente e internacionalmente, por conta das pesquisas realizadas nessa área pelo Instituto desde 2008. "Será uma honra representar o Inatel nesse evento. O trabalho também conta com a participação e colaboração dos alunos de graduação Murilo de Lima Vilela e Cassiano Domingos Albergaria, ambos da Engenharia da Computação, que realizaram um trabalho fantástico de iniciação científica, entre os anos de 2009 e 2010". A palestra de Baratella será no dia 30, às 9h45, dentro do painel sobre Redes Locais e Metropolitanas.

Os professores Carlos Nazareth Motta Marins e Rinaldo Duarte Teixeira de Carvalho serão mediadores de dois painéis sobre IPTV e Acesso, respectivamente.

A tecnologia de IPTV pode ser utilizada em várias aplicações, como vídeo conferência, segurança, sistemas de jornalismo de baixo custo para cobertura remota, e também para a concorrência das operadoras de telefonia fixa com as empresas de TV por Assinatura, oferecendo voz, programações de vídeo e acesso banda larga. Desde o ano passado o Inatel trabalha em parceria com a Ericsson no desenvolvimento de soluções para o mercado de IPTV e várias pesquisas nessa área também são realizadas pelos professores do Instituto.

Para Nazareth, o fato de coordenar painéis em eventos como o NetCom traz benefícios diretos para os alunos do Inatel. "Temos a oportunidade de ter contato com profissionais de outras instituições de ensino e de diversas empresas que estão trabalhando em projetos e soluções inéditas que estarão em breve em operação. Com isso, podemos diminuir o tempo com que estes conhecimentos chegam até os nossos alunos". O professor será mediador das palestras sobre IPTV, no dia 28/06, das 14h às 17h30.

No dia 30, será a vez do professor Rinaldo Duarte Teixeira de Carvalho mediar as palestras sobre Acesso. O assunto ganha espaço já que, cada vez mais, os usuários buscam acessos a serviços de voz, dados e vídeo com qualidade, mobilidade e, principalmente, de baixo custo. Para o professor, o desafio para os provedores é sair na frente porque a concorrência é muito forte. "É necessário um controle melhor sobre a rede a fim de alcançar um crescimento sustentável, competitividade e maximização dos lucros. Creio que o maior desafio é a definição de qual a melhor tecnologia a ser escolhida com relação a custo beneficio, e como o Brasil é um país muito adverso em termos de geografia, entendo que este é o fator mais complicador".

A entrada no Congresso é paga e varia de acordo com o número de dias. Outras informações sobre o Netcom 2011 podem ser obtidas no site www.arandanet.com.br.

FEIRA

O NetCom reúne várias empresas de redes e Telecom. No stand 16, o Inatel apresentará a gama de cursos oferecidos aos profissionais de tecnologia, como as pós-graduações e extensões realizadas em Santa Rita do Sapucaí, Belo Horizonte, Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Os visitantes poderão conhecer também o serviço de desenvolvimento de tecnologia realizado pelo Inatel para diversas instituições e empresas. A entrada na feira é gratuita e o horário de funcionamento vai das 12h às 20h.