Professores participam de encontro para desenvolvedores promovido pelo Facebook e contam novidades

Na última semana, o Facebook apresentou os lançamentos e tendências da plataforma em sua conferência anual voltada para desenvolvedores, o F8, realizado em São Francisco, Califórnia. No Brasil, em paralelo ao evento, foi realizado o F8 Meetup São Paulo, encontro que reuniu a comunidade nacional de desenvolvedores para acompanhar e debater as novidades.

Os professores do Inatel, Renzo Mesquita e Crishna Irion, estiveram por lá e contam quais são as ferramentas anunciadas que vão auxiliar os alunos no desenvolvimento de aplicações e soluções, seja em seus projetos de TCC, para a Feira Tecnológica – FETIN ou outras atividades acadêmicas.

Account Kit

Trata-se de um kit de APIs disponibilizado para desenvolvedores que pode ser utilizado em substituição às ferramentas tradicionais de controle de acesso. Com o recurso, é possível economizar tempo e custo com a criação de uma ferramenta de login em projetos de aplicativos e sites. Para os usuários, a ferramenta traz mais facilidade ao permitir o acesso rápido e seguro. É um avanço do Facebook Login, que permite acesso a sites e apps de terceiros com o perfil do Facebook.

Live API

Os desenvolvedores também poderão utilizar as ferramentas do Facebook se quiserem fazer um sistema de transmissão de vídeo em tempo real. O recurso Facebook Live foi disponibilizado para todos os dispositivos e os desenvolvedores poderão ainda "embutir" em seus sites os vídeos publicados no Facebook.

Analytics for Apps

O recurso permite monitorar as atividades e tirar estatísticas dos usuários de um aplicativo, sem custo para o desenvolvedor. Com a atualização da ferramenta, será oferecido ainda o botão "push notifications", em que o desenvolvedor pode gerar notificações para a sua base, usando a plataforma do aplicativo móvel do próprio Facebook.

Bots for Messaging

Essa funcionalidade permitirá criar bots para realizarem tarefas automatizadas no Facebook. Os desenvolvedores poderão personalizar conversas por meio das ferramentas de inteligência artificial, usando assistentes virtuais. A ferramenta suporta, além do texto das mensagens, imagens e conteúdos interativos.

O líder de parcerias de produto do Facebook para o Brasil e ex-aluno do Inatel, Dário Dal Piaz, recebeu os professores Renzo e Crishna no eventoOs professores informam ainda que a plataforma indica duas fortes tendências nas quais deve investir bastante nos próximos anos: Realidade Virtual e Inteligência Artificial. Segundo Renzo, a empresa aposta nos desenvolvedores para criarem soluções que facilitem ainda mais a vida dos usuários.

"O Facebook está sempre seguindo as novas tendências para se manter no mercado como uma rede social e, ao termos a oportunidade de acompanhar isso tenho certeza de que evoluiremos também", avalia o professor.

Para a professora Crishna, a aproximação com grandes empresas de tecnologia, como o Facebook são muito positivas para ambos os lados. "O Inatel é sinônimo de tecnologia, de desenvolvimento, de criação e essas empresas precisam de potencial de desenvolvimento, de gente com ideias novas, com fome de criação. E isso, aqui no Inatel, nós temos de sobra".