Oito engenheiros do Equador estiveram em Santa Rita do Sapucaí para o programa de visitas promovido pela parceria entre o Inatel e a Escola Superior Politécnica del Litoral– ESPOL.
Entre os dias 24 w 28 de novembro, os profissionais tiveram um curso de TV Digital com simulações, com o especialista Anderson Fagiani, e também puderam acompanhar a apresentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre os resultados dos testes de coexistência entre os sistemas de TV Digital e sistemas móveis de 4G em 700 MHz. Os engenheiros equatorianos visitaram ainda empresas do Vale da Eletrônica, como a Leucotron, Hitachi e Exsto. "A experiência foi maravilhosa, um mundo totalmente extraordinário. Tudo que nos foi apresentado, uma porta que foi aberta para o conhecimento. E cada vez que alguém perguntar do Brasil lembraremos do Inatel", disse Carlos Soto, durante a entrega do certificado de participação no programa.
Há três anos, o Inatel ministra uma disciplina no curso de Mestrado em Telecomunicações na universidade equatoriana. O Equador é um dos países da América Latina que adotaram o padrão ISDB-Tb de transmissão e utiliza o sistema desde 2010.