Programa Brafitec proporciona intercâmbio a alunos do Inatel

O aluno Bruno Braga de Souza embarca no final do mês de julho para intercâmbio na Universidade de Tecnologia de Compiegne (UTC)Uma recente parceria entre o Inatel e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que faz parte do projeto de internacionalização que o Instituto vem desenvolvendo, resultou na participação no programa Brasil France Ingénieur Tecnologia (BRAFITEC), através de um edital da Agência Nacional da Coordenação do Pessoal do Ensino Superior (Capes). Esse programa tem como objetivo permitir às escolas francesas de engenharia e às universidades brasileiras estabelecer acordos de colaboração científica e intercâmbio de alunos e professores nas áreas da engenharia, além de prover no futuro, a dupla diplomação entre as instituições brasileiras e francesas.

Inatel-ForumBrafitec-jun2015Dando início à parceria, que envolve a área de Engenharia Biomédica, o aluno do 6º período desse curso do Inatel, Bruno Braga de Souza, foi aprovado para a realização de intercâmbio com duração de um ano na Universidade de Tecnologia de Compiegne (UTC). Segundo ele, participar desse intercâmbio será a oportunidade de trocar experiências na área. "Vejo que há uma diferença nesse intercâmbio com os demais oferecidos, pois têm uma aproximação maior entre os docentes do Inatel e da universidade francesa na área específica. Esse intercâmbio não será só meu, ele possibilitará que eu traga conhecimentos para o Instituto e apresente a eles o que estudei aqui. Será um intercâmbio de duas vias", disse. Além de Bruno, também foram aprovados dois alunos da UFPE. "É importante que os demais alunos do Inatel vejam que há outras oportunidades de intercâmbio além dos EUA. França, Alemanha são excelentes campos para os engenheiros biomédicos. É fundamental que além do inglês o aluno passe a estudar também o francês, pois é requisito básico para os interessados em conseguir as bolsas que o Brafitec disponibilizará ao Inatel no próximo ano", finaliza.

De acordo com o Coordenador do Curso de Engenharia Biomédica do Inatel, prof. Fabiano Valias de Carvalho, além do intercâmbio entre os alunos, serão realizados também troca de experiências com os professores. "Está previsto no projeto a minha visita e a do professor Ascendino Flávio Dias e Silva da UFPE à Universidade de Tecnologia de Compiegne no mês de outubro deste ano. Além disso, teremos a visita de um professor francês de bioengenharia em Pernambuco esse ano e no próximo receberemos a visita deles no Inatel".

No início de junho o prof. Fabiano Valias participou do XI Fórum Brafitec juntamente com o prof. Ascendino Flávio Dias e Silva da UFPEFabiano destacou também a importância dessa parceria para o projeto de dupla diplomação entre Inatel e UTC. "Esse projeto é uma primeira etapa para a dupla diplomação, ele visa além do intercâmbio, à aproximação curricular entre os cursos, discutindo o currículo e as equivalências para que num futuro seja mais adequado o aluno aproveitar os créditos cursados lá e vice-versa, numa parceria entre as universidades", disse.

No início desse mês, o prof. Fabiano participou do XI Fórum Brafitec que foi realizado em Curitiba/PR. O tema desta edição do evento foi "A formação de engenheiros no contexto dos desafios e soluções de Cidades Inteligentes". Durante o Fórum foi realizado o balanço anual do programa, além de discutir as perspectivas, do ponto de vista das instituições, das organizações e dos estudantes franceses e brasileiros que participam do mesmo. "Foi importante participar desse fórum e colher as opiniões dos alunos que já participaram desse programa que existe há 15 anos e vê-los bem colocados no mercado de trabalho. Também pudemos colher bastantes informações operacionais e absorver sugestões de entidades que participam a mais tempo do Brafitec. Estamos programando para o próximo semestre um tipo de incentivo para que os alunos estudem o francês, pois teremos três bolsas destinadas aos alunos da engenharia biomédica. No futuro temos a perspectiva de ampliar essa parceria para os demais cursos", finaliza.