Programação 1.0: Projeto leva conceitos de programação aos alunos do ensino médio

Inserir alunos do ensino médio ao mundo da computação mostrando todas as possibilidades e vantagens que ele apresenta, é a proposta do Programação 1.0, um projeto desenvolvido pela equipe de programação do Inatel, coordenado pela professora Crishna Irion com apoio da equipe de treinamento Stormtroop3rs.

O projeto é realizado em 16 horas, divididos em 2 sábados e aborda elementos ligados à estruturação de dados e técnicas de programação, além de ser um estímulo para participarem da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). “Nossa proposta é plantar a sementinha da programação e estimular aquele aluno do ensino médio a perceber que existe esse mundo”, comentou Crishna.

Os primeiros passos desse projeto foram dados com os alunos do Inatel Cas@Viva, em um evento teste, onde após realizar os treinamentos, os estudantes puderam participar da OBI 2016. “Foi uma experiência bem legal já que não tínhamos nada na Cas@Viva com relação a programação. Eu não sabia nada de programação, e aprendi muito no projeto, tanto que participei das Olimpíadas Brasileira de Programação, e mesmo a prova sendo bem complicada, para mim, foi uma experiência muito boa”, ressaltou Robson Augusto dos Santos, aluno da Cas@Viva.

Projeto Programação 2A primeira edição, já como projeto ingressante no Promove Engenharia, foi realizada no início de agosto em Volta Redonda/RJ nos colégios Batista Americano e Macêdo Soares. Na oportunidade os alunos aprenderam alguns conceitos básicos de programação, a construir um problema computacional e a fazer as aplicações em formato de olimpíadas, “ensinamos como desenvolver, criar e resolvemos problemas com o sistema de julgamento online. Em uma segunda ida a esses colégios já iremos realizar competições entre os alunos. Além disso, os colégios onde aplicamos esse projeto passam a ter a tutoria de nossa equipe, incentivando mais jovens a participar”, explicou à coordenadora.

Para o orientador pedagógico do colégio Batista Americano, Prof. Silas Souza de Oliveira, a participação de seus alunos no Programação 1.0. “Tivemos a participação de 22 alunos nesse projeto e para eles foi um divisor de águas, porque estarão participando da próxima OBI, e tendo essa preparação, vinda de estudantes de engenharia do Inatel, fará toda a diferença. Os estudantes ficaram muito empolgados e querem além de estreitar os laços com o Instituto, também conhecer o campus”, disse.

Outras oito escolas em São José dos Campos, São Paulo e Volta Redonda receberão o projeto. Os interessados em receber o Programação 1.0 poderão entrar em contato pelo e-mail: promove@inatel.br ou telefone (35)3471-9345.