Jogos desenvolvidos por alunos são apresentados no SBGames 2020

Dois projetos de Iniciação Científica, desenvolvidos por alunos do curso de Engenharia de Computação da instituição, foram apresentados no maior congresso sobre jogos e entretenimento digital da América Latina, o SBGames 2020. Organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, o evento foi realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, de forma virtual.

inatel inglesAROs trabalhos foram apresentados pelo professor Renzo Mesquita, que ressaltou a alta qualidade dos artigos. “Eles foram muito elogiados no congresso, uma vez que trazem características inovadoras”, comentou.

 

Um dos projetos foi o “CompVR – A Proposal of a Ludic Virtual Reality Game for Practicing Computing Concepts”, um jogo em realidade virtual para prática de conhecimentos de computação em um ambiente imersivo, que tem como objetivo potencializar os resultados de aprendizado e prática. O jogo foi desenvolvido pelos alunos Vinícius Mussio Aires e João Pedro Giacometti.

Segundo Vinícius, a ideia para o jogo surgiu há cerca de um ano após a dupla pesquisar trabalhos que envolviam os conceitos de computação ligados a realidade virtual. “Percebemos que não haviam muitos trabalhos com essa temática e então revolvemos abordar e desenvolver esse assunto”, explicou.

 

O outro projeto foi o “InglesAR – A Collaborative Augmented Reality Game for English Practicing”, um jogo para prática da língua inglesa que utiliza Realidade Aumentada, desenvolvido pelos alunos Gabriel de Souza Daniel e Mariana Helena Inês Moreira.

O jogo tem o diferencial de ser colaborativo, ou seja, os próprios jogadores podem adicionar novas elementos, aumentando o seu vocabulário. De acordo com Gabriel, a ideia é tornar a prática da língua inglesa mais lúdica e imersiva.

 

Os dois trabalhos foram orientados pelo professor Renzo Mesquita e estão disponíveis nos Anais do SB Games.