Nos últimos dois meses, 2,5 mil estudantes de várias regiões do país puderam conhecer um pouco mais sobre as profissões ligadas à engenharia através do programa promovido pelo Inatel.
A especialista do Inatel, a engenharia Carolina Dionísio Leão, já passou pelo Norte e Centro-Oeste de Minas Gerais, Goiânia e Brasília e pelo Vale do Paraíba para apresentar as curiosidades e o mercado da engenharia em vários setores, como de telecomunicações, computação, elétrica, eletrônica, biomédica, automação e controle, entre outras.
Em Taubaté, no Vale do Paraíba, a palestra reuniu cerca de 60 alunos do Colégio Técnico de Taubaté (COTET), que participaram ativamente do bate papo. "A gente tem uma ideia do que é fazer engenharia e, às vezes, é errado. Então, é bom ter essa palestra pra gente esclarecer bem o que é engenharia, o que é cada função que o engenheiro pode exercer, qual o leque de opções que pode ter. Foi muito bacana", disse o aluno do COTET Felipe de Mattos.
De acordo com a engenheira responsável pelas visitas, o projeto é muito importante para despertar nos jovens o interesse pela engenharia, que necessita cada vez mais de profissionais capacitados. "Quanto mais informações sobre a carreira de engenharia chegar até os alunos do Ensino Médio, cada vez mais teremos alunos fazendo opção por estes cursos de forma consciente", afirma Carolina Leão.
O programa ainda irá passar por outras cidades do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro.