Qualidade dos artigos é o diferencial do Incitel 2015

Foi realizado esta semana o 29º Congresso de Iniciação Científica do Inatel, o Incitel. Este ano, o evento contou com a participação de 161 estudantes, de 11 instituições do país, que apresentaram 58 artigos científicos nas áreas de Telecomunicações, Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Biomédica, Empreendedorismo e Automação.

Pesquisas voltadas para monitoramento ambiental, inclusão digital para deficientes visuais, criação de redes wi-fi cognitivas, desenvolvimento de antenas inteligentes, monitoramento veicular e utilização de leveduras para criação de bioplástico foram alguns dos destaques do evento.

"O nível de qualidade dos projetos apresentados no congresso é superior a cada ano. Participei em outros anos como ouvinte, mas este ano apresentei minha pesquisa e foi uma experiência incrível. É uma oportunidade de se preparar para fazer apresentações em congressos e de conhecer trabalhos de outros estudantes, o que diversifica nossos conhecimentos", comenta a aluna do curso de Engenharia de Controle e Automação do Inatel, Larissa de Cássia Guimarães, que apresentou o artigo Ferramentas computacionais para uso de cálculo numérico.

Para Mateus Campos Senra, aluno do curso de Engenharia da Computação do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM), que participou pela primeira vez do Incitel, o evento permitiu trocar experiências e absorver novas ideias. "A parte teórica do meu projeto já havia sido apresentada no ano passado por outros integrantes do grupo e, dessa vez, viemos apresentar o protótipo final", conta Mateus, que expôs o artigo Previsão probabilística da incidência de chuvas usando redes neurais em sistemas de monitoramento ambiental.

Segundo o coordenador do evento, professor Carlos Alberto Ynoguti, o intuito do Incitel é criar um ambiente de interação entre os participantes, semelhante ao que acontece nos eventos realizados pelas sociedades científicas. "Para os alunos, é uma oportunidade de conhecer o que está sendo feito fora da instituição, o que permite nivelar a qualidade dos artigos desenvolvidos aqui. Também é uma forma de mostrar para quem é de fora toda a nossa infraestrutura e o nível de ensino da instituição", destaca.

O evento também contou com minicursos sobre Jogos, Tecnologia Assistiva, Python e CLP. Os anais do Incitel 2015 estarão disponíveis em breve no site do evento. Para acessar, clique aqui.

Confira as fotos do evento:

[widgetkit id=61]