Os alunos que ingressaram nos cursos de Engenharia e Tecnologia do Inatel neste semestre participaram durante toda a semana das atividades do Rito de Entrada. Com o objetivo de promover a integração dos estudantes ao ambiente acadêmico e facilitar o relacionamento com os colegas, o Rito tratou o tema "A melhor forma de prever o futuro é criá-lo" para conscientizar sobre a responsabilidade de cada um na construção de um mundo melhor.
Foram realizadas atividades esportivas e de recreação com a participação de alunos de uma escola da rede municipal, onde cada calouro era responsável por uma criança, o que garantiu momentos de divertimento e descontração. "Vimos nas crianças a alegria por estar ali com a gente e isso fez despertar nossa criança interior. É uma coisa que vou levar para o resto da vida", comentou Maria Eduarda Paula Castro, do curso de Engenharia Biomédica.
Também houve a exibição do documentário Tarja Branca, que fala sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento do espírito lúdico, e também atividades ligadas ao empreendedorismo. "Com o filme pude perceber que quando fazemos o que gostamos, tudo parece uma brincadeira. Na atividade em que tivemos que montar uma empresa fictícia, pude identificar minhas qualidades e defeitos ao trabalhar em equipe", destaca Gabriel Ramalho Mendonça, do curso de Engenharia de Telecomunicações.
A programação contou ainda com apresentações institucionais e dinâmicas de grupo, com direito a prêmios. O show do grupo Sax in The Beats encerrou as atividades da semana em uma animada noite de música com a presença dos alunos de todos os cursos e acompanhantes.
Segundo o coordenador do Núcleo de Orientação Educacional do Inatel – NOE, Eduardo Almeida, a intenção do Rito de Entrada é facilitar a interação entre os estudantes nesta nova etapa da vida e orientá-los para que possam levar o curso com comprometimento e também com leveza, sem deixar a alegria de lado.
[widgetkit id=53]