A Sanders do Brasil, empresa do Vale da Eletrônica voltada para a fabricação e desenvolvimento de equipamentos médicos e odontológicos de alta tecnologia, doou um Autoclave Stericlean 12 e uma Lavadora Ultrassônica para o Laboratório de Bioquímica do Inatel.
A doação foi feita pelo diretor da empresa, Alexander Coelho que esteve na tarde de quinta-feira, 30 de julho, visitando a instituição. "A doação desses equipamentos é uma importante ligação que a Sanders reforça com o Inatel. É a oportunidade dos futuros engenheiros biomédicos realizarem treinamentos com os nosso equipamentos, reforçando ainda mais os estudos na prática", afirmou Alexander.
Os equipamentos doados serão utilizados para a biossegurança nos laboratórios. A Autoclave Stericlean será utilizada para esterilização e secagem de materiais, já a lavadora ultrassônicas têm por objetivo a automatização da higienização de materiais, otimizando os recursos humanos, protegendo o operador, diminuindo os gastos com produtos químicos bem como o tempo despendido para a assepsia dos instrumentos.
Segundo o coordenador do curso de Engenharia Biomédica do Instituto, professor Fabiano Valias de Carvalho, essa doação reforça a parceria entre o Inatel e a Sanders. "A Sanders, pelo fato de ser uma empresa do Vale da Eletrônica, é um parceiro nosso tanto na concessão de estágios para os alunos, empréstimos de equipamentos e treinamentos dos alunos do Inatel. Com a doação desses equipamentos, que são encontrados na área hospitalar, os alunos que no futuro poderão vir a trabalhar nessa área, passam desde já a ter contato com essa tecnologia aqui no Inatel", ressaltou.
Os novos equipamentos estarão disponíveis para os alunos de graduação, pós-graduação em Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica do Inatel e para alunos de outros cursos da instituição que estejam desenvolvendo pesquisas na área.