Com a palestra "Sistema Mineiro de Inovação" o professor Evaldo Ferreira Vilela, secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais ministrou no dia 6 de março, sexta-feira, a aula inaugural dos cursos de graduação do Inatel.
O evento, que simbolicamente dá início ao ano letivo na Instituição, teve início com o pronunciamento do diretor do Inatel, professor Wander Wilson Chaves. Também presentes o deputado federal Olavo Bilac Pinto Neto, o deputado estadual Dalmo Ribeiro Silva, o prefeito municipal Paulo Cândido da Silva, o presidente da Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações, professor Adonias Costa da Silveira, diversas autoridades municipais, representantes de instituições de ensino e empresários.
O deputado Bilac Pinto, ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais e hoje segundo vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, fez saudação especial ao professor Wander Wilson Chaves, referindo-se a interação entre o Inatel e os órgãos governamentais. "Nesses anos todos de relacionamento, cada vez mais o professor Wander vem nos surpreendendo com sua amizade e de todos desta Instituição, que temos admiração e respeito". Da mesma forma, destacou os esforços do professor Evaldo Vilela pelo desenvolvimento da pesquisa no Estado. "um dos grandes responsáveis pela construção da Ciência e Tecnologia dentro de Minas Gerais", disse.
Em suas palavras o secretário-adjunto, que já foi reitor da Universidade Federal de Viçosa/MG, fez questão de mencionar o apreço que tem pelo Inatel ao dizer que influenciou na decisão do filho para se formar engenheiro em Santa Rita do Sapucaí. "Eu sempre acreditei muito no Inatel, na forma de se trabalhar aqui, fica aqui o meu testemunho", finalizou.