A Física relaciona as coisas da natureza e para explicar as coisas da natureza usa-se a Matemática. Logo, as duas disciplinas estão intimamente relacionadas. Pensando nessa relação, foi realizado nos dias 16 e 18 de junho, o 18º Seminário de Física do Inatel – Sefitel. Com o tema "A Física e a Matemática", as atividades movimentaram cerca de 600 alunos que cursam as disciplinas de Física I, Física II e Física III.
No primeiro dia, uma palestra do professor Dr. Paulo César Xavier Duarte, intitulada "Isaac Newton: Físico ou Matemático?", apresentou para os estudantes uma reflexão sobre a vida pessoal do físico inglês e o seu legado para a ciência moderna. Na sequência, o professor Dr. Felipe Emanoel Chaves ministrou a palestra intitulada "A Física e Matemática", na qual falou sobre a inter-relação entre essas áreas, apresentando exemplos de aplicação nos estudos de Astrofísica.
No segundo dia, o Sefitel contou com apresentações de trabalhos enfatizando fatos históricos das disciplinas, fórmulas matemáticas e sua aplicação nas diversas áreas de conhecimento. Os estudantes tinham o prazo de 10 minutos para apresentar o trabalho para um avaliador e, em seguida, respondiam a questionamentos. O evento teve ainda um concurso de camisetas, criadas pelos alunos sobre o tema do evento desse semestre.
De acordo com Luiz André Noronha Ribeiro, estudante do 3° período de Engenharia Biomédica do Inatel, o Sefitel é uma atividade importante do calendário curricular. "Acho muito legal essa iniciativa. Além de proporcionar o estudo da Física de modo global, conhecemos também a história de estudiosos que revolucionaram a ciência. Sem as descobertas desses cientistas no passado, o mundo atual não seria o mesmo", afirma.
Para a professora Karina Perez Mokarzel Carneiro, o 18º Sefitel teve um retorno muito positivo, resultado da motivação dos estudantes que abraçaram a ideia. "Os trabalhos foram muito bons. Isso demonstra o comprometimento e o empenho dos alunos que se envolveram com a proposta e desenvolveram boas pesquisas", ressalta.